Dissertações

/ 2012

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO 2012 

 

Adalberto Bosco Castro Pereira (DC Monteiro). Inteligência artificial aplicada em jogos computacionais para crianças com atraso de aprendizagem [Artificial intelligence applied to computerized games for children with learning delays]. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). UFPA. Dez/2012. 

Adonias Pires (DC Monteiro). Um algoritmo temporizado de clusterização e roteamento, com eficiência energética para redes de sensores sem fio [A temporal algorithm of clusterization and routing with energy efficiency for wireless sensor networks]. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). UFPA. CAPES. Dez/2012. 

Adriana Oliveira (ES Hanna). Efeito de reforço específico na formação de classes de estímulos a partir de discriminações simples entre estímulos compostos e procedimento com mancha redundante [Effects of specific reinforcement on the formation of stimulus classes after simple discrimination between compound stimuli and a procedure with redundant cue]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). UNB. CAPES. Fev/ 2012. 

Alessandra Campanini Mendes (JS Carmo). Identificação de graus de ansiedade à matemática em estudantes do Ensino Fundamental e Médio: contribuições à validação de uma escala de ansiedade à matemática [Identification of degrees of mathematics anxiety: Contributions to the validation of a mathematics anxiety scale]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. CAPES. Mar/2012. 

Amanda Oliveira Santos (CM Giacheti). Análise da fluência em tarefa de narrativa oral em indivíduos com síndrome de l22q11.2. [Fluency analysis in an oral narrative task in individuals with l22q11.2. Syndrome]. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia). UNESP/Marília. FAPESP. Dez/2012 

Anna Christina Porto Maia Passarelli (TP Oliveira). Aquisição de função simbólica por estímulos auditivos em crianças pequenas [The acquisition of symbolic function of auditory stimuli in young children]. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento). UFMG. CAPES. Fev/2012.

Elton Sarmanho Siqueira (DC Monteiro). ALE RPG jogo digital para aprendizado de crianças em leitura e escrita [ALE RPG computerized game for children learning reading and writing]. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). UFPA. CAPES. abr/2012[1]. 

Emerson de Sousa Pereira (ES Hanna). Discriminação de diferença de frequência de sons e aprendizagem de leitura musical [Discrimination of sound frequency and learning musical reading]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). UNB. CAPES. Fev/2012. 

Giovana Mendes Ferroni (MSCA GIL). Ensino de conceitos para uma criança com deficiência visual por meio de brincadeiras [Teaching concepts to a child with visual deficits through playing]. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Educação Especial). UFSCar. CAPES. 2012. 

Guilherme Bergo Leugi (JC de Rose). A perspectiva de uma antropologia behaviorista radical: Cultura, variação, seleção e transmissão [The perspective of a radical behaviorist nthropology: Culture, variation, selection, and transmission]. Dissertação (Mestrado em Filosofia). UFSCar. CNPq. Abr/2012. 

Marcelo Henrique Oliveira Henklain (JS Carmo). Equivalência de estímulos e ensino de resolução de problemas de adição e subtração a estudantes com dificuldades em matemática [Stimulus equivalence and teaching of addition and subtraction problem solving in students with Math difficulties]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. CAPES. Dez/2012. 

Maria Jaqueline Dias dos Santos (MC Bevilacqua). Reabilitação auditiva por meio do implante coclear em crianças com paralisia cerebral [Auditory rehabilitation following cochlear implant in children with cerebral palsy]. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia). USP-Bauru. FAPESP. Mar/20121. 

Marilia Zampieri (PW Schelini). Escala de avaliação da metacognição infantil: Elaboração de itens e análise dos parâmetros psicométricos [A scale for the assessment of children’s metacognition: Elaboration of items and analysis of psychometric parameters]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. CAPES. Mar/2012. 

Michelle Queiroz Zattoni (MC Bevilacqua). Benefício do sistema de freqüência modulada em crianças usuárias de aparelhos de amplificação sonora individual e implantes cocleares [Benefits of the FM system for children using individual sound amplification devices and cochlear implant]. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental). USP.  Nov/2012. 

Nathalia Sabaine Cippola (C Domeniconi). Responder por exclusão em treinos de discriminação condicional com estímulos temporais por universitários [Responding by exclusion in training of conditional discrimination of temporal stimuli in undergraduate students]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. CAPES. Mar/2012. 

Paulo Henrique Módena Coutinho (Olavo F. Galvão). Bem-estar em cativeiro: enriquecimento ambiental com tarefas cognitivas em macacos-prego (Cebus spp.) [Well-being in captivity: Environmental enrichment in cognitive tasks for capuchin monkeys (Cebus spp)]. Dissertação (Mestrado em Psicologia [Teoria e Pesquisa do Comportamento]. UFPA. CNPq. Mar/20121. 

Rogério Crevelenti Fioraneli (JS Carmo). O papel da contagem na formação do conceito de número em crianças pré-escolares [The role of counting on the formation of the concept of number in preschool children]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Mar/2012. 

Sandra de Lima Ribeiro dos Santos (ACM Almeida-Verdu/MC Bevilacqua). Caracterização de desempenho de leitura e escrita em crianças com deficiência auditiva [Characterization of reading and writing repertoires in children with hearing impairment].  Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem). UNESP-Bauru. Mai/2012

Tathianna Amorim Souza Montagnolli (DG de Souza). Um procedimento para investigar aprendizagem discriminativa e formação de classes funcionais em cães [A procedure to investigate discrimination learning and formation of functional classes in dogs]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Jul/2012. 

Thereza Cristina Rodrigues Vilella (MSCA Gil). Contação de estórias para aprendizagem conceitual de crianças pequenas cegas [Story telling for conceptual learning in blind young children]. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). UFSCar. Fev/2012 (not included in the previous report).