Dissertações

/ 2013

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO 2013 

 

Alessandra Canosa (MSCA GIL). Formação de classes de equivalência de estímulos auditivo-táteis e táteis-táteis em crianças com deficiência visual [Formation of auditory-tactile and tactile-tactile equivalence classes in children with visual impairment]. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). UFSCar. CAPES.  Mar/2013.  

Alex Bacadini França (PW Schelini). Escala metacognitiva para idosos: Elaboração de itens e análise dos parâmetros psicométricos [Metacognitive scale for the elderly: Elaboration of items and analysis of psychometric parameters]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Mar/2013.  

Ana Maria Aparecida de Albuquerque Fernandes (ES Hanna). Adaptação de um programa de ensino baseado no paradigma de equivalência para crianças com atraso no desenvolvimento. [Adaptation of a teching program based on the equivalence paradigm for children with developmental delays]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). Universidade de Brasília. UnB. CAPES. Mar/2013.  

André  Lepesqueur Cardoso (RM Melo). Efeito da quantidade de treino na reorganização das classes de equivalência em crianças [Effects of amount of training on the reorganization of equivalence classes in children]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). UnB. CAPES. Fev/2013.  

Antonio Carlos Leme Júnior (JC de Rose). Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica [Determinants of appreciation of musical interpretation: listening habits, education and area of academic training]. Dissertação (Mestrado em Psicologia) . UFSCar. CAPES. 2013.  

Brunna Stella Carvalho (DG. de Souza). Individualização do ensino de leitura e escrita a um adolescente com o espectro de autismo [Individualized teaching of reading and writing to an adolescent with Autism Spectrum Disorder]. Dissertação Mestrado em Educação Especial). UFSCar. CAPES (REUNI). Fev/2013.  

Caio Carvalho Moreira (M Ribeiro Filho). Navegação, reconhecimento de gestos e controle de interface no Sistema ITV utilizando o dispositivo Kinect. [Navigation, gesture recognition, and interface control at the ITV system using the Kinect device] Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). UFPA. CNPq. 2013.  

Carlos Rafael Fernandes Picanço (RS Barros). Avaliação de simetria por comparação de treinos de emparelhamento ao modelo sucessivo (go/no-go) [Evaluation of symmetry by comparing successive matching-to-sample training (go / no-go)]. Dissertação (Mestrado em Psicologia [Teoria e Pesquisa do Comportamento]). UFPA. CAPES. 2013.  

Diana Catalina Serrano Ramos (GAY Tomanari). Expressões faciais como estímulos discriminativos [Facial expressions as discriminative stimuli]. Dissertação (Mestrado em Psicologia [Psicologia Experimental]). USP. Fev/2013.  

Fabiane da Silva Pereira (OF Galvão). Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva pós-lingual e implante coclear [Auditory-visual discrimination in adults with post-lingual auditory impairment and cochlear implant]. Dissertação (Mestrado em Psicologia [Teoria e Pesquisa do Comportamento]). UFPA. CNPq. Mar/2013.  

Fernando Del Manno Luckesi (ACM Almeida-Verdu). Verificação dos efeitos da exposição a um programa de ensino de leitura de palavras sobre a inteligibilidade da fala em crianças com deficiência auditiva e implante coclear [Assessment of the effects of exposure to a teaching program of word reading on speech intelligibility in children with hearing impairment and cochlear implant]. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem). UNESP/Bauru. FAPESP. Fev/2013. 

Flávia de Azevedo Lacerda (RM Melo). Leitura e repertório recombinativo: Efeito da tarefa de resposta construída com atraso e da possibilidade de consulta a dicas [Reading and recombinative repertoire: Effect of the delayed constructed response task and the possibility of consulting cues]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). UNB. CAPES. 2013.  

Gilberto Nerino de Souza Júnior (DC Monteiro). Modelagem de metodologias educacionais orientadas para crianças com atraso de aprendizagem [Modeling educational methodologies for children with learning delays]. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). UFPA. CAPES. Fev/2013.  

Graziele Thomasinho de Aguiar (MSCA Gil). Classificação do comportamento verbal e aquisição de discriminações condicionais por bebês [Categorization of verbal behavior and the acquisition of conditional discriminations by infants]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. Ago/2013.  

Jaqueline Pimentel Tenório (DG de Souza). Avaliação do efeito de jogos que requerem comportamento textual no ensino de leitura a crianças com dificuldades de aprendizagem [Assessment of games requiring textual behavior in the teaching of reading to children with learning difficulties]. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). UFSCar. CNPq. Fev/2013.  

Juliana Sarantopoulos Faccioli (PW Schelini). Análise do pensamento contrafatual na depressão [Analysis of counterfactual thought in depression]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. CAPES. Mar/2013.  

Leonardo Dutra Henriques (PRK Goulart CO). Avaliação de visão de cores em um indivíduo albino de Sapajus sp (Cebus sp) [Assessment of color vision in an albino individual Sapajus sp (Cebus sp)]. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento). USP. FAPESP. 2013.  

Luiza Costa Langsdorff (C Domeniconi). Aprendizagem por exclusão em crianças com transtorno do espectro autista [Learning by exclusion in children in the autism spectrum]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. Mar/2013.  

Marcela Almeida Sousa de Morais (TP de Oliveira). Avaliação de repertório auditivo e vocal em crianças usuárias de implante coclear [Assessment of auditory and vocal repertoires of children with cochlear implant].  Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFMG. Mar/2013  

Natália Maria Sertori (MSCA GIL). Discriminações condicionais em bebês de risco: o responder por exclusão [Conditional discriminations in infants at risk: responding by exclusion]. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). UFSCar. CAPES. Mar/2013.  

Rebeca Morais de Paula (ES Hanna). Avaliação da utilização de fragmentos melódicos com e sem significado sobre a formação de classes, o desempenho recombinativo e o tocar teclado [Assessing the use of melodic fragments with and without meaning on class formation, recombinative performance and playing the keyboard]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). Universidade de Brasília. UnB. CAPES. Mar/2013.  

Sabrina Roberta Oliveira (DG de Souza). Avaliação da produção de fala de usuários de implante coclear após o ensino de componentes de relações verbais [Assessment of speech production in users of cochlear implant following the teaching of components of verbal relations]. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). UFSCar. CAPES. Fev/2013.  

Thais Arantes Ribeiro (DG de Souza). Responder por exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo adjetivos [Exclusion responding in the acquisition of symbolic relations involving adjectives]. Dissertação (Mestrado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Fev/2013.  

Tiago Porto França (ES Hanna). Aprendizagem Recombinativa aplicada ao ensino de Karate-do Shotokani [Recombinative learning applied to teaching Karate-do Shotokanl]. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento). UNB. CAPES. 2013.