Artigos Publicados

/ 2013

Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2013 

 

Alvarenga, K. de F., Araújo, E. S., Melo, T. M. de, Martinez, M. A. N., & Bevilacqua, M. C. (2013). Questionário para monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem no primeiro ano de vida. CoDAS, 25(1), 16–21. doi:10.1590/S2317-17822013000100004  

Araújo, C. S., Souza, G. S., Gomes, B. D., & Silveira, L. C. L. (2013). Visual evoked cortical potential (vecp) elicited by sinusoidal gratings controlled by pseudo-random stimulation. PLoS ONE, 8(8), e70207. doi:10.1371/journal.pone.0070207  

Bandini, H. H. M., Santos, F. H., & de Souza, D. G. (2013). Levels of phonological awareness, working memory, and lexical knowledge in elementary school children. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(56), 329–338. doi:10.1590/1982-43272356201307  

Barboni, M. T. S., Gomes, B. D., Souza, G. S., Rodrigues, A. R., Ventura, D. F., & Silveira, L. C. L.(2013). Chromatic spatial contrast sensitivity estimated by visual evoked cortical potential and psychophysics. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 46(2), 154–163. doi:10.1590/1414-431X20122428  

Barros, R. da S., Picanço, C. R. F., Costa, T. D., & Souza, C. B. A. de. (2013). Learning-set de reversões de discriminações simples em macaco-prego. Interação Em Psicologia, 16(1). doi:10.5380/psi.v16i1.25197  

Battaglini, M. P., Verdu, A. C. M. A., & Bevilacqua, M. C. (2013). Aprendizagem via exclusão e formação de classes de equivalência em crianças com deficiência auditiva e implante coclear. Acta Comportamentalia, 21(1), 20–35.  

Bevilacqua, M. C., Banhara, M. R., Oliveira, D., Nobrega, A., Moret, A. L. M., Alvarenga, K. de F., & Bastos, J. R. de M. (2013). Survey of hearing disorders in an urban population in rondonia, northern Brazil. Revista de Saúde Pública, 47(2), 309–315. doi:10.1590/S0034-8910.2013047004059  

Bevilacqua, M. C., Filho, C., Alves, O., Castiquini, E. A. T., Zambonatto, T. C. de F., Morettin, M., & Amantini, R. C. B. (2013). Hearing aid fitting at SUS (Brazilian Public Health Care System) compared with a compact fitting model. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 79(3), 276–284. doi:10.5935/1808-8694.20130051  

Bolsoni-Silva, A. T., Verdu, A. C. M. A., Carrara, K., Melchiori, L. E., Leite, L. P., & Calais, S. L. (2013). Ampliando comportamentos pró-éticos dos alunos: relato de pesquisa e intervenção com educadores do ensino fundamental. Temas em Psicologia, 21(2), 347–359. doi:10.9788/TP2013.2-04  

Bonci, D. M. O., Neitz, M., Neitz, J., Silveira, L. C. de L., & Ventura, D. F. (2013). The genetics of New World monkey visual pigments. Psychology & Neuroscience, 6(2), 133–144. doi:10.3922/j.psns.2013.2.02 

Bortoloti, R., Rodrigues, N. C., Cortez, M. D., Pimentel, N., & de Rose, J. C. (2013). Overtraining increases the strength of equivalence relations. Psychology & Neuroscience, 6(3), 357–364. doi:10.3922/j.psns.2013.3.13  

Campos, R. S., Brino, A. L. F., & Galvão, O. F. (2013). Expansão de repertório de relações arbitrárias em Sapajus sp. via exclusão. Temas em Psicologia, 31–48. doi:10.9788/TP2013.1-03  

Cavaletti, R. L., & Carmo, J. dos S. (2013). Ensino de habilidades no uso de dinheiro a idoso com perda de memória por meio de relações condicionais e equivalência. Interação Em Psicologia, 16(2). doi:10.5380/psi.v16i2.25312  

Cortez, M. D., de Rose, J. C., & Montagnoli, T. A. S. (2013). Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta Comportamentalia, 21(2), 139–157.  

Costa, A. R. A., Schmidt, A., Domeniconi, C., & de Souza, D. G. (2013). Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças. Temas em Psicologia, 21(2), 469–482. doi:10.9788/TP2013.2-13  

Costa, A. R. A. da, Grisante, P. C., Domeniconi, C., de Rose, J. C., & de Souza, D. G.(2013). Naming new stimuli after selection by exclusion. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 217–224. doi:10.1590/1982-43272355201309  

Danieli, F., & Bevilacqua, M. C. (2013). Reconhecimento de fala em crianças usuárias de implante coclear utilizando dois diferentes processadores de fala. Audiology - Communication Research, 18(1), 17–23. doi:10.1590/S2317-64312013000100005  

Da Silva Barros, R., de Souza, C. B. A., & Costa, T. D. (2013). Functional class formation in the context of a foraging task in capuchin monkeys. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 100(1), 79–87. doi:10.1002/jeab.27  

Dias, T. P., de Gil, M. S. C. A., Prette, D., & Pereira, Z. A. (2013). Multimodal analysis of estimated and observed social competence in preschoolers with/without behavior problems. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 197–205. doi:10.1590/1982-43272355201307  

Freitas, M. C. de, Reis, T. de S., Mizael, T. M., & Domeniconi, C. (2013). Responder de cães por exclusão em tarefas de discriminação condicional. Interação Em Psicologia, 16(2). doi:10.5380/psi.v16i2.21938  

Ganthous, G., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2013). Aspectos da fluência na narrativa oral de indivíduos com Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal. Audiology - Communication Research, 18(1), 37–42. doi:10.1590/S2317-64312013000100008  

Garcia, L. T., Almeida, N. V. F. de, & Gil, M. S. C. de A. (2013). Conflitos e agressões entre bebês e diferentes atributos de brinquedos: um estudo experimental. Interação em Psicologia, 17(1). doi:10.5380/psi.v17i1.19417 

Garcia, L. T., & de Souza, D. G. (2013). Análise do livro “The Resilience of Language”: implicações para o estudo do comportamento verbal. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 7(2), 82–88.  

Goulart, P. R. K., Bonci, D. M. O., Galvão, O. de F., Silveira, L. C. de L., & Ventura, D. F. (2013). Color discrimination in the tufted capuchin monkey, sapajus spp. PLoS ONE, 8(4), e62255. doi:10.1371/journal.pone.0062255  

Grisante, P. C., Galesi, F. L., Sabino, N. M., Debert, P., Arntzen, E., & Mcilvane, W. J. (2013). Go/No-Go procedure with compound stimuli: effects of training structure on the emergence of equivalence classes. The Psychological record, 63(1), 63.  

Henklain, M. H. O., & Carmo, J. dos S. (2013). Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa, 43(149), 704–723. doi:10.1590/S0100-15742013000200016  

Henklain, M. H. O., & Carmo, J. dos S. (2013). Stimulus equivalence and difficulties in solving addition and subtraction problems. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(3), 341–350. doi:10.1590/S0102-37722013000300012  

Henklain, M. H. O., Carmo, J. dos S., Henklain, M. H. O., & Carmo, J. dos S. (2013). Stimulus equivalence and increase of correct responses in addition and subtraction problems. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(56), 349–358. doi:10.1590/1982-43272356201309  

Huziwara, E. M., Velasco, S. M., Tomanari, G. Y., Souza, D. G. de, & Machado, A. D. (2013). Emergent relations in pigeons following training with temporal samples. Learning & Behavior, 41(2), 192–204. doi:10.3758/s13420-012-0097-z  

Khoury, E. D. T., Souza, G. da S., Silveira, L. C. de L., Costa, C. A. da, Araújo, A. A. de, & Pinheiro, M. da C. N. (2013). Manifestações neurológicas em ribeirinhos de áreas expostas ao mercúrio na Amazônia brasileira. Cadernos de Saúde Pública, 29(11), 2307–2318. doi:10.1590/0102-311x00158012  

Lindau, T., Cardoso, A., Rossi, N., & Giacheti, C. (2013). Anatomical changes and audiological profile in branchio-oto-renal syndrome: a literature review. International Archives of Otorhinolaryngology, 18(01), 068–076. doi:10.1055/s-0033-1358659  

Lorena, A. B. de, Castro-Caneguim, J. de F., & Carmo, J. dos S. (2013). Basic numerical skills: some contributions from behavior analysis. Estudos de Psicologia (Natal), 18(3), 439–446. doi:10.1590/S1413-294X2013000300004  

Loureiro, C. P., Souza, D. de H., & Loureiro, C. P. (2013). A relação entre teoria da mente e desenvolvimento moral em crianças pré-escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 93–101. doi:10.1590/1982-43272354201311  

Marques, L. B., & de Souza, D. G. (2013). Behavioral evaluation of preference for game-based teaching procedures: International Journal of Game-Based Learning, 3(1), 51–62. doi:10.4018/ijgbl.2013010104  

Melo, T. M. de, Bevilacqua, M. C., Costa, O. A., & Moret, A. L. M. (2013). Influence of signal processing strategy in auditory abilities. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 79(5), 629–635. doi:10.5935/1808-8694.20130113  

Morettin, M., Santos, M. J. D. dos, Stefanini, M. R., Antonio, F. de L., Bevilacqua, M. C., & Cardoso, M. R. A. (2013). Measures of quality of life in children with cochlear implant: systematic review. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 79(3), 375–381. doi:10.5935/1808-8694.20130066  

Pascualon-Araujo, J. F., & Schelini, P. W. (2013). Escala de avaliação da metacognição infantil: evidências de validade e análise semântica. Avaliação Psicológica, 12(2), 147–156.  

Passarelli, A. C. P. M., Oliveira, T. P. de, Golfeto, R. M., Cardinali, R., Rezende, J. V. de, & Fenner, M. C. (2013). Discriminação auditivo-visual com pistas orofaciais em crianças deficientes auditivas. Acta Comportamentalia, 21(2), 175–192.  

Pavarini, G., Souza, D. de H., & Hawk, C. K. (2013). Parental practices and theory of mind development. Journal of Child and Family Studies, 22(6), 844–853. doi:10.1007/s10826-012-9643-8  

Perez, W. F., & Tomanari, G. Y. (2013). Inferindo a ocorrência dos controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: uma revisão metodológica. Acta Comportamentalia, 21(2), 211–225.  

Postalli, L. M. M., Nakachima, R. Y., Schmidt, A., & de Souza, D. G. (2013). Controle instrucional e classes de estímulos equivalentes que incluem verbos e ações. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 136–150. doi:10.1590/S0102-79722013000100015  

Prette, Z. A. P. D., Domeniconi, C., Amaro, L., Benitez, P., Laurenti, A., & Prette, A. D. (2013). La tolerancia y el respeto a las diferencias: efectos de una actividad educativa en la escuela. Apuntes de Psicología, 31(1), 59–66.  

Queiroz, L. L., Barros, R. S., Brino, A. L. F., & Truppa, V. (2013). Análise do controle de estímulos resultante da manipulação do número de escolhas em treino discriminativo com macacos-prego (Sapajus Sp.). REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 7(1), 17–28.  

Rebello, M., Yu, L. S., Bertoldo, M., Duckur, R., Vernucio, R., & Debert, P. (2013). Ensino de ideogramas com base no procedimento matching de identidade com estímulos compostos. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 6(2), 203–210.  

Reis, T. S., Postalli, L. M. M., & de Souza, D. G. (2013). Teaching spelling as a route for reading and writing. Psychology & Neuroscience, 6(3), 365–373. doi:10.3922/j.psns.2013.3.14  

Rios, K. de S. A., Williams, L. C. de A., Schelini, P. W., Bazon, M. R., & Piñón, E. A. (2013). Inventário de potencial de abuso infantil – CAP: evidências de validade e precisão. Avaliação Psicológica, 12(1), 51–60.  

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Sella, A. C., Ribeiro, D. M., Bandini, C. S. M., Bandini, H. H. M., & Bomfim, F. M. S. do. (2013). Efeitos de um programa de ensino de discriminação de categorias estruturais implícitas de histórias em crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 701–710. doi:10.1590/S0102-79722013000400010  

Siqueira, L. V., Rico, E. P., Bulla, M. C., Bellini, L., Silveira, L. C. L., Vinadé, L., & Moreira, J. D. (2013). Dietary omega-3 fatty acids deficiency affects the glutamatergic transport system in rat retina: modulatory effects after high intraocular pressure. Food and Nutrition Sciences, 04(09), 195–201. doi:10.4236/fns.2013.49A1027  

Soares, P. F. dos R., Assis, G. J. A. de, & Brino, A. L. de F. (2013). Controle condicional sobre a produção de sentenças: efeitos da ordem de treino do tipo de sentença. Acta Comportamentalia, 21(2), 193–210.  

Sousa, N. M. de, Souza, C. B. A. de, & Gil, M. S. C. de A. (2013). Aprendizagem rápida de comportamento de ouvinte por um bebê. Interação Em Psicologia, 17(1). doi:10.5380/psi.v17i1.28205  

Souza, C. B. A., Dahás, L. J. S., & Barros, R. S. (2013). Discriminação simples e pareamento ao modelo com estímulos bidimensionais em macacos-prego infantes. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 7(2), 45–54.  

Souza, C. B. A., Fonseca, A. R., & Dahás, L. J. S. (2013). Discriminação simples e pareamento ao modelo com objetos em macacos-prego infantes e adultos. discriminações com objetos em macacos-prego infantes e adultos. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 7(1), 1–10.  

Souza, F. C, Verdu, A. C. M. A., & Bevilacqua, M. C. (2013). Ecoico e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva pré-lingual com implante coclear. Acta Comportamentalia, 21(3), 273–283.  

Souza, G. da S., Lacerda, E. M. da C. B., Silveira, V. de A., Araújo, C. dos S., & Silveira, L. C. de L. (2013). A visão através dos contrastes. Estudos Avançados, 27(77), 45–60. doi:10.1590/S0103-40142013000100005  

Souza, G. S., Gomes, B. D., Lacerda, E. M. C. B., Saito, C. A., Filho, S., Da, M., & Silveira, L. C. L. (2013). Contrast sensitivity of pattern transient VEP components: contribution from M and P pathways. Psychology & Neuroscience, 6(2), 191–198. doi:10.3922/j.psns.2013.2.07  

Varella, A. A. B., & Souza, D. G. de. (2013). O uso do procedimento blocado no ensino de discriminações condicionais de identidade para em pessoas com autismo: efeitos do emprego de três estímulos modelo. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 7(2), 55–71.  

Velasco, S. M., Benvenuti, M. F., & Tomanari, G. Y. (2013). Metacontingencies, experimentation and nonhumans: searching for conceptual and methodological advances. Revista Latinoamericana de Psicologia, 44(1), 25–34.  

Vieira de C., A. C., Machado, A., & Tomanari, G. Y. (2013). The context effect as interaction of temporal generalization gradients: testing the fundamental assumptions of the learning-to-time model. Behavioural Processes, 95, 18–30. doi:10.1016/j.beproc.2013.01.007