Artigos Publicados

/ 2014

Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2014 

 

Almeida, J. H., Bortoloti, R., Ferreira, P. R. dos S., Schelini, P. W., & de Rose, J. C. (2014). Análise da validade e precisão de instrumento de diferencial semântico. Psicologia: Reflexão e Crítica27(2), 272–281. doi:10.1590/1678-7153.201427207   

Aloi, P. E. P., Haydu, V. B., & Carmo, J. dos S. (2014). Motivação no ensino e aprendizagem: algumas contribuições da análise do comportamento (Motivation in teaching and learning: some contributions of Behavior Analysis). Revista CES Psicología7(2), 138–152.  

Andrade, L. C. O., Souza, G. S., Lacerda, E. M. C., Nazima, M. T., Rodrigues, A. R., Otero, L. M., & Côrtes, M. I. T. (2014). Influence of retinopathy on the achromatic and chromatic vision of patients with type 2 diabetes. BMC Ophthalmology14(1), 104. doi:10.1186/1471-2415-14-104   

Antoniazzi, M., Domeniconi, C., & Schmidt, A. (2014). Efeito da pré-exposição ao objeto no desempenho por exclusão e na aprendizagem da relação nome-objeto. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento22(1).   

Bandini, C. S. M., Bandini, H. H. M., Sella, A. C., & de Souza, D. G. (2014). Emergence of reading and writing in illiterate adults after matching-to-sample tasks. Paidéia (Ribeirão Preto)24(57), 75–84. doi:10.1590/1982-43272457201410   

Benitez, P., & Domeniconi, C. (2014). Capacitação de agentes educacionais: proposta de desenvolvimento de estratégias inclusivas. Rev. bras. educ. espec20(3), 371-386. 

Bortoloti, R., Pimentel, N., & de Rose, J. C. (2014). Electrophysiological investigation of the functional overlap between semantic and equivalence relations. Psychology & Neuroscience7(2), 183–191. doi:10.3922/j.psns.2014.015   

Brino, A. L. F., Campos, R. S., Galvão, O. F., & Mcilvane, W. J. (2014). Blank-comparison matching-to-sample reveals a false positive symmetry test in a capuchin monkey. Psychology & Neuroscience7(2), 193–198. doi:10.3922/j.psns.2014.008   

Brino, A. L. F., Galvão, O. F., Picanço, C. R., Barros, R. S., Souza, C. B., Goulart, P. R., & McIlvane, W. J. (2014). Generalized Identity Matching-to-Sample After Multiple-Exemplar Training in Capuchin Monkeys. The Psychological Record64(4), 693-702. 

Caldas, P. A., Giacheti, C. M., & Capellini, S. A.(2014). Habilidade auditiva em criança desnutrida. Audiology - Communication Research19(3), 272–279. doi:10.1590/S2317-643120140003000011   

Carvalho, M. P. de, & de Rose, J. C. (2014). Understanding racial attitudes through the stimulus equivalence paradigm. The Psychological Record64(3), 527–536. doi:10.1007/s40732-014-0049-4   

Cippola, N. S., Domeniconi, C., & Machado, A. (2014). Responding by exclusion in temporal discrimination tasks. Journal of the Experimental Analysis of Behavior101(2), 215–229. doi:10.1002/jeab.71   

Cortez, M. D., de Rose, J. C., & Miguel, C. F. (2014). The role of correspondence training on children’s self-report accuracy across tasks. The Psychological Record64(3), 393–402. doi:10.1007/s40732-014-0061-8   

Corvelo, T. C. de O., Oliveira, É. A. F., Parijós, A. M. de, Oliveira, C. S. B. de, Loiola, R. do S. P. de, Araújo, A. A. de, & Pinheiro, M. da C. N. (2014). Monitoring mercury exposure in reproductive aged women inhabiting the tapajós river basin, Amazon. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology93(1), 42–46. doi:10.1007/s00128-014-1279-5   

Das Neves, A. J., & Verdu, A. C. M. A. (2014). Efeitos de ensino envolvendo equivalência entre palavra ditada, palavra escrita e objeto sobre a inteligibilidade da fala em adolescente com hipoplasia cerebelar. Revista CEFAC16(4), 1340-1350. 

De Assis, G. J. A., Motta, C. M., & Verdu, A. C. M. A. (2014). Emergência de relações condicionais com sentenças afirmativas e negativas por sobreposição de palavras. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento22(4). 

De Carvalho, M. P., & de Rose, J. C. (2014). Understanding Racial Attitudes through the Stimulus Equivalence Paradigm. The Psychological Record64(3), 527-536. 

De Mendonça, P. T., de Mendonça, L. T., Rosa, A. A. M., & Silveira, L. C. de L. (2014). Life quality assessment of patients after phacoemulsification or extracapsular cataract extraction. Arquivos Brasileiros De Oftalmologia77(1), 12–16.    

De Sousa, N. M., de Alcantara Gil, M. S. C., & McIlvane, W. J. (2014). Discrimination and reversal learning by toddlers aged 15-23 Months. The Psychological Record, 1-7. 

De Sousa, N. M., Garcia, L. T., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2014). Differential reinforcement in simple discrimination learning in 10-to 20-Month-Old Toddlers. The Psychological Record, 1-10. 

De Souza F., M., & Schmidt, A. (2014). Responding by exclusion in wistar rats in a simultaneous visual discrimination task. Journal of the experimental analysis of behavior102(3), 346-352. 

Deffendi, L. T., & Schelini, P. W. (2014). Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional18(2), 313-320. 

Dessen, M. A., & de Hollanda S, D. (2014). Theory-of-mind development in Brazilian low-income children. International Education Research2(3), 41–52. doi:10.12735/ier.v2i3p41 

Dias, I. A., Bahia, C. P., Franca, J. G., Houzel, J. C., Lent, R., Mayer, A. O., & Pereira, A. (2014). Topography and architecture of visual and somatosensory areas of the agouti. Journal of Comparative Neurology522(11), 2576–2593. doi:10.1002/cne.23550   

Domeniconi, C., de Rose, J. C., & Perez, W. F. (2014). Effects of correspondence training on self-reports of errors during a reading task. The Psychological Record64(3), 381–391. doi:10.1007/s40732-014-0009-z   

Domingues, C. E. F., Olivera, C. M. C., Oliveira, B. V., Juste, F. S., Andrade, C. R. F., Giacheti, C. M., & Drayna, D. (2014). A genetic linkage study in Brazil identifies a new locus for persistent developmental stuttering on chromosome 10. Genetics and Molecular Research: GMR13(1), 2094–2101. doi:10.4238/2014.March.24.13   

Esteves, R. C., Lucchesi, F. D. M., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2014). Ensino de ecoico, tato e mando: uma revisão bibliográfica dos artigos do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva16(2).   

Fidêncio, V. L. D., Moret, A. L. M., & Jacob, R. T. de S. (2014). Measuring noise in classrooms: a systematic review.CoDAS26(2), 155–158. doi:10.1590/2317-1782/2014029IN   

Finlay, B. L., Charvet, C. J., Bastille, I., Cheung, D. T., Muniz, J. A. P. C., & de Lima Silveira, L. C. (2014). Scaling the primate lateral geniculate nucleus: niche and neurodevelopment in the regulation of magnocellular and parvocellular cell number and nucleus volume. Journal of Comparative Neurology522(8), 1839–1857. doi:10.1002/cne.23505   

Flores, E. P., Pires, L. F., & Souza, C. B. A. (2014). Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension.Paidéia (Ribeirão Preto)24(58), 243–252. doi:10.1590/1982-43272458201412   

França, A. B., & Schelini, P. W. (2014). Análise semântica e evidências de validade da escala metacognitiva para idosos1. Avaliação Psicológica13(3), 333-341. 

Granço, F., Fernandes, N., Morettin, M., Filho, O., & Bevilacqua, M. (2014). The relationship between the speech perception and the degree of satisfaction among adult users of cochlear implants. International Archives of Otorhinolaryngology,17(02), 202–207. doi:10.7162/S1809-97772013000200014   

Grisante, P. C., de Rose, J. C. de, & Mcilvane, W. J. (2014). Controlling relations in stimulus equivalence classes of preschool children and individuals with Down Syndrome. The Psychological Record64(2), 195–208. doi:10.1007/s40732-014-0021-3   

Lindau, T. A., Cardoso, A. C. V., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2014). Anatomical changes and audiological profile in Branchio-oto-renal syndrome: a literature review. International Archives of Otorhinolaryngology18(1), 068-076. 

Lindau, T. A., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2014). Preschool language assessment instrument, second edition, in Brazilian Portuguese-speaking children. CoDAS26(4), 328–330. doi:10.1590/2317-1782/201420130067   

Lindau, T. A., Rossi, N. F., Giacheti, C. M., Lindau, T. A., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2014). Cross-cultural adaptation of preschool language assessment instrument: second edition. CoDAS26(6), 428–433. doi:10.1590/2317-1782/20142014116  

Melo, R. M., Carmo, J. dos S., & Hanna, E. S. (2014). Ensino sem erro e aprendizagem de discriminação. Temas em Psicologia22(1), 207–222. doi:10.9788/TP2014.1-16   

Mendes, A. C., & dos Santos Carmo, J. (2014). Atribuições dadas à matemática e ansiedade ante a matemática: o relato de alguns estudantes do ensino fundamental. Boletim de Educação Matemática28(50), 1368-1385. 

Miccione, M., Assis, G., Carmo, J. dos S., & Junior, J. L. (2014). Uma proposta de demarcação da análise descritiva do comportamento ordinal no contexto da literatura operante. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva,16(2).   

Moreno, A. M., Varella, A. A. B., Canovas, D. S., Postalli, L. M. M., Ventura, D. F., & de Souza, D. G. (2014). Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience7(2), 207–220. doi:10.3922/j.psns.2014.12   

Muniz, J. A. P. C., de Athaide, L. M., Gomes, B. D., Finlay, B. L., & de Lima Silveira, L. C. (2014). Ganglion Cell and Displaced Amacrine Cell Density Distribution in the Retina of the Howler Monkey (Alouatta caraya). PloS one,9(12), e115291. 

Nagahama, M. M., & Souza, C. B. A. de. (2014). Escola Experimental de Primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva15(3).  

Neto, M. B. de C., Costa, J. R. da, Barros, R. da S., Farias, D. C. de, & Rico, V. V. (2014). Discriminação com três diferentes contingências em sδ: extinção, reforçamento e punição, extinção e punição. Interação em Psicologia17(2). doi:10.5380/psi.v17i2.26176    

Oliveira, L. F. S., Santos, A. O., Vianna, G. S., Ninno, C. Q. M. S. D., Giacheti, C. M., Carvalho, M. R. S., & Haase, V. G. (2014). Impaired acuity of the approximate number system in 22q11.2 microdeletion syndrome. Psychology & Neuroscience,7(2), 151–158. doi:10.3922/j.psns.2014.02.04  

Perez, W. F., & Tomanari, G. Y. (2014). Indução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: uma revisão metodológica. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento22(2).   

Perez, W. F., Endemann, P., Pessôa, C. V. B. B., & Tomanari, G. Y. (2014). Assessing stimulus control in a discrimination task with compound stimuli: evaluating testing procedures and tracking eye fixations. The Psychological Record, 1–6. doi:10.1007/s40732-014-0092-1   

Pezzato, F. A., Can, A., Hoshino, K., A. de J. Jr, C. H., Mijares, M. G., & Gould, T. D. (2014). Effect of lithium on behavioral disinhibition induced by electrolytic lesion of the median raphe nucleus. Psychopharmacology, 1-10. 

Rabelo, L. Z., Bortoloti, R., & Souza, D. H. (2014). Dolls are for girls and not for boys: evaluating the appropriateness of the implicit relational assessment procedure for school-age children. The Psychological Record64(1), 71–77. doi:10.1007/s40732-014-0006-2   

Regaçone, S. F., Gução, A. C. B., Giacheti, C. M., Romero, A. C. L., & Frizzo, A. C. F. (2014). Potenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem. Audiology - Communication Research19(1), 13–18. doi:10.1590/S2317-64312014000100004   

Schmidt, A., Costa, A. R. A. da, Norberto, M. C., & Voss, A.(2014). Ocorrência de classes gramaticais na fala espontânea de crianças de 18 a 41 meses com pares. Psicologia: Reflexão e Crítica27(3), 573–581. doi:10.1590/1678-7153.201427319   

Seno, M. P., Giacheti, C. M., & Moretti-Ferreira, D. (2014). Linguagem narrativa e fluência na síndrome de down: uma revisão. Revista CEFAC16(4), 1311-1317. 

Silveira, L. C. L., Saito, C. A., da Silva Filho, M., Kremers, J., Bowmaker, J. K., & Lee, B. B. (2014). Alouatta Trichromatic Color Vision: Cone Spectra and Physiological Responses Studied with Microspectrophotometry and Single Unit Retinal Electrophysiology. PloS one9(11), e113321. 

Silveira, V. de A., Souza, G. da S., Gomes, B. D., Rodrigues, A. R., & Silveira, L. C. de L. (2014). Joint entropy for space and spatial frequency domains estimated from psychometric functions of achromatic discrimination. PLoS ONE9(1), e86579. doi:10.1371/journal.pone.0086579   

Souza, G. S., Malone, F. L., Crawford, T. L., Miquilini, L., Salomão, R. C., Guimarães, D. L., ... & Silveira, L. C. L. (2014). Low number of luminance levels in the luminance noise increases color discrimination thresholds estimated with pseudoisochromatic stimuli. Frontiers in psychology5. 

Teixeira, C. E. C., Salomão, R. C., Rodrigues, A. R., Horn, F. K., Silveira, L. C. L., & Kremers, J. (2014). Evidence for two types of lateral interactions in visual perception of temporal signals. Journal of Vision14(9), 10. doi:10.1167/14.9.10   

Varella, A. A. B., & de Souza, D. G. (2014). Emergence of auditory–visual relations from a visual–visual baseline with auditory-specific consequences in individuals with autism. Journal of the Experimental Analysis of Behavior102(1), 139–149. doi:10.1002/jeab.93   

Velasco, S. M., & Tomanari, G. Y. (2014). Assessing derived conditional relations under reinforcement conditions. The Psychological Record64(3), 551–558. doi:10.1007/s40732-014-0056-5   

Vendramine, C. M., & Benvenuti, M. F. L. (2014). Promoção de mudanças de comportamentos em crianças: O papel do automonitoramento do comportamento dos cuidadores. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva15(3).   

Verdu, A. C. M. A., & de Oliveira, F. M. (2014). Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties. Estudos de Psicologia (Campinas)31(1), 25–34. doi:10.1590/0103-166X2014000100003  

Zaine, I., Domeniconi, C., & Costa, A. R. (2014). Exclusion performance in visual simple discrimination in dogs (Canis familiaris). Psychology & Neuroscience7(2), 199-206. 

Zaine, I., Domeniconi, C., & de Rose, J. C. (2014). Simple and conditional discrimination and specific reinforcement in teaching reading: an intervention package. The Analysis of Verbal Behavior30(2), 193–204. doi:10.1007/s40616-014-0010-2