Artigos Publicados

/ 2011

Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2011 

 

Abreu, P. R., & Hübner, M. M. C. (2011). Effects of instructions on checking responses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(3), 301–307. doi:10.1590/S0102-37722011000300005  

Állan, S., & de Souza, C. B. A. (2011). Intencionalidade em tomasello, searle, dennett e em abordagens comportamentais da cognição humana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(2), 241–248. doi:10.1590/S0102-37722011000200015  

Alvarenga, K. de F., Bevilacqua, M. C., Melo, T. M. de, Lopes, A. C., & Moret, A. L. M. (2011). Participação das famílias em programas de saúde auditiva: um estudo descritivo. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol, 16(1), 49–53.  

Alves, K. R. S., Assis, D., Alves, G. J., Kato, O. M., & Brino, A. L. de F. (2011). Leitura recombinativa após procedimentos de fading in de sílabas das palavras de ensino em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo. Acta Comportamentalia, 19(2), 183–203.  

Antoneli, M. Z., Giacheti, C. M., Genaro, K. F., Zorzetto, N. L., & Richieri-Costa, A. (2011). Frontonasal dysplasia: clinical evaluation on audiological and brainstem electrophysiological profiles. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 77(5), 611–615. doi:10.1590/S1808-86942011000500013  

Assis, G., Magalhães, P. G. S., Monteiro, P. D. S., & Carmo, J. dos S. (2011). Efeitos da ordem de ensino e da transferência de funções sobre relações ordinais em surdos. Acta Comportamentalia, 19(1), 43–63.  

Bevilacqua, M. C., Morettin, M., Melo, T. M. de, Amantini, R. C. B., & Martinez, M. A. N. de S. (2011). Contributions for the Brazilian hearing health policy assessment. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 16(3), 252–259. doi:10.1590/S1516-80342011000300004  

Bortoloti, R., & de Rose, J. C. (2011). Avaliação do efeito de dica semântica e da indução de significado entre estímulos abstratos aquivalentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(2), 381–393. doi:10.1590/S0102-79722011000200020  

Boueri, I. Z., & Schmidt, A. (2011). A criança com deficiência institucionalizada e o ensino de habilidades básicas: um estudo de caso. Interação em Psicologia, 14(2). doi:10.5380/psi.v14i2.15044  

Bretanha, A. C., Ferreira, K., Jacob, R. T. de S., Moret, A. L. M., & Lopes-Herrera, S. A. (2011). Longitudinal pragmatic profile of a child with auditory neuropathy spectrum disorder. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 16(2), 226–232. doi:10.1590/S1516-80342011000200019  

Brino, A. L. F., Barros, R. S., Galvão, O. F., Garotti, M., da Cruz, I. R. N., Santos, J. R., & Mcilvane, W. J. (2011). Sample stimulus control shaping and restricted stimulus control in capuchin monkeys: a methodological note. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 95(3), 387–398. doi:10.1901/jeab.2011.95-387  

Campos, H. C., Debert, P., da Silva B., R., & Mcilvane, W. J. (2011). Relational discrimination by pigeons in a go/no-go procedure with compound stimuli: a methodological note. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 96(3), 417–426. doi:10.1901/jeab.2011.96-413  

Carvalho, A. C. M. de, Bevilacqua, M. C., Sameshima, K., Filho, C., & Alves, O. (2011). Auditory neuropathy/auditory dyssynchrony in children with cochlear implants. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 77(4), 481–487. doi:10.1590/S1808-86942011000400012  

Cassab, T. V., Zanchetta, S., Giacheti, C. M., Zorzetto, N. L., & Richieri-Costa, A. (2011). Achados audiológicos e eletrofisiológicos de indivíduos com a síndrome G/BBB. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 77(6), 768–774. doi:10.1590/S1808-86942011000600014  

Ceppi, B., & Benvenuti, M. (2011). Functional analysis of self-injurious behaviors. Archives of Clinical Psychiatry, 38(6), 247–253. doi:10.1590/S0101-60832011000600006  

Coser, D. S., Cortegoso, A. L., & Gil, M. S. C. de A. (2011). Promoção de comportamentos de estudo em crianças - resultados de um programa de ensino para pais e responsáveis. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 13(2).  

Danieli, F., Castiquini, E. A. T., Zambonatto, T. C. de F., & Bevilacqua, M. C. (2011). Avaliação do nível de satisfação de usuários de aparelhos de amplificação sonora individuais dispensados pelo sistema único de saúde. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 16(2), 152–159. doi:10.1590/S1516-80342011000200008  

De Alcantara Gil, M. S. C., de Oliveira, T. P., & Mcilvane, W. J. (2011). Conditional discriminations by preverbal children in an identity matching-to-sample task. The Psychological record, 61(3), 327–340.  

Endemann, P., Pessôa, C. V. B. B., Perez, W. F., & Tomanari, G. Y. (2011). Identifying verbal operants in reading by means of eye movement analysis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(2), 139–148. doi:10.1590/S0102-37722011000200016  

Felippe, L., Rocca, J. Z., Postalli, L. M. M., & Domeniconi, C. (2011). Ensino de palavras retiradas de livros de histórias infantis por meio do procedimento de exclusão. Temas em Psicologia, 19(2), 563–578.  

Ferreira, K., Moret, A. L. M., Bevilacqua, M. C., & Jacob, R. de S. T. (2011). Translation and adaptation of functional auditory performance indicators (FAPI). Journal of Applied Oral Science, 19(6), 586–598. doi:10.1590/S1678-77572011000600008  

Gil, C. de A., Stella, M., Minto de Sousa, N., & de Souza, D. G. (2011). Dois procedimentos para introduzir reforçamento diferencial no ensino de discriminações simples a bebês 1. Acta Comportamentalia, 19(2), 163–182.  

Hanna, E. S., Kohlsdorf, M., Quinteiro, R. S., de Melo, R. M., de Souza, D. G., de Rose, J. C., & Mcilvane, W. J. (2011). Recombinative reading derived from pseudoword instruction in a miniature linguistic system. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 95(1), 21–40. doi:10.1901/jeab.2011.95-21  

Jacob, R. T. de S., Monteiro, N. F. G., Molina, S. V., Bevilacqua, M. C., Lauris, J. R. P., & Moret, A. L. M. (2011). Percepção da fala em crianças em situação de ruído. Arq. int. otorrinolaringol. (Impr.), 15(2), 163–167.  

Kameyama, M., Siqueira, F. A., Garcia-Mijares, M., F. Silva, J., & Silva, M. T. A. (2011). Indatraline: Synthesis and effect on the motor activity of wistar rats. Molecules, 16(11), 9421–9438. doi:10.3390/molecules16119421  

Lacerda, E. M. da C. B., Lima, M. G., Rodrigues, A. R., Teixeira, C. E. C., de Lima, L. J. B., Ventura, D. F., & Silveira, L. C. de L. (2011). Psychophysical evaluation of achromatic and chromatic vision of workers chronically exposed to organic solvents. Journal of Environmental and Public Health, 2012, e784390. doi:10.1155/2012/784390  

Lacerda, E. M. da C. B., Ventura, D. F., & Silveira, L. C. de L. (2011). Visual assessment by psychophysical methods of people subjected to occupational exposure to organic solvents. Psicologia USP, 22(1), 117–145. doi:10.1590/S0103-65642011005000011  

Lessa, M. A. M., Galvão, O. de F., & Delage, P. E. G. A. (2011). Um caso de uso espontâneo de ferramenta por um macaco-prego (cebus apella) mantido em cativeiro. Neotropical Primates, 18(2), 44–49. doi:10.1896/044.018.0202  

Lima, M. G., Gomes, B. D., Ventura, D. F., & Silveira, L. C. de L. (2011). Methods used in the psychophysical assessment of human color vision. Psicologia USP, 22(1), 197–222. doi:10.1590/S0103-65642011005000002  

Makiama, S. T., Goulart, P. R. K., & Galvão, O. F. (2011). Comparison of two computerized procedures for the assessment of color discrimination in cebus apella. Psychology & Neuroscience, 4(3), 299–308. doi:10.3922/j.psns.2011.3.002  

Mendes, A. C., & Carmo, J. dos S. (2011). Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais. Psicologia da Educação, (33), 119–133.  

Oliveira, C. M. C. de, Souza, H. A. de, Santos, A. C. dos, Cunha, D., & Giacheti, C. M. (2011). Fatores de risco na gagueira desenvolvimental familial e isolada. Revista CEFAC, 13(2), 205–213. doi:10.1590/S1516-18462010005000116  

Oswaldo-Cruz, E., Picanço-Diniz, C. W., & Silveira, L. C. L. (2011). Single-pass measurement of the optical quality of the opossum eye. Psychology & Neuroscience, 4(1), 7–9. doi:10.3922/j.psns.2011.1.002  

Pavarini, G., Loureiro, C. P., & Souza, D. de H. (2011). Emotion understanding, social acceptance and evaluation of behavioral attributes in school-age children. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(1), 135–143. doi:10.1590/S0102-79722011000100016  

Picanço-Diniz, C. W., Rocha, E. G., Silveira, L. C. L., Elston, G., & Oswaldo-Cruz, E. (2011). Cortical representation of the horizon in V1 and peripheral scaling in mammals with lateral eyes. Psychology & Neuroscience, 4(1), 19–27. doi:10.3922/j.psns.2011.1.004 

Porto, T. H., Carmo, M. B. B. do, Aguiar, R. do C., Penna-Gonçalves, V., & Tomanari, G. Y. (2011). Effects of exposure to uncontrollable, aversive and appetitive stimuli on verbal behavior under positive reinforcement contingencies. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(3), 337–343. doi:10.1590/S0103-166X2011000300005  

Raster, M., Horn, F., Jünemann, A., Rosa, A. a. M., Souza, G. S., Gomes, B. D., & Kremers, J. (2011). Retinal disorders in northern Brazilian patients treated with chloroquine assessed by multifocal ERG. Documenta Ophthalmologica, 122(2), 77–86. doi:10.1007/s10633-011-9262-5  

Rocha, J. B. de A., Martin, W. L. B., & Galvão, O. de F. (2011). Relação entre valores e o comportamento de motoristas no trânsito. Temas em Psicologia, 19(2), 391–403.  

Rossi, N. F., Sampaio, A., Gonçalves, Ó. F., & Giacheti, C. M. (2011). Analysis of speech fluency in Williams syndrome. Research in Developmental Disabilities, 32(6), 2957–2962. doi:10.1016/j.ridd.2011.05.006  

Santos, M. J. D. dos, Bevilacqua, M. C., Moret, A. L. M., Lamônica, D. A. C., Costa, O. A., & Yamaguti, E. H. (2011). Processo de indicação do implante coclear em uma criança com paralisia cerebral: estudo de caso. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol, 16(4), 474–478.  

Schelini, P. W., Almeida, L. S., Duarte, C., Canas, I., & Primi, R. (2011). Efeito flynn : estudo com adultos portugueses.  

Silva, M. P. da, Junior, C., Antonio, A., Bevilacqua, M. C., & Lopes-Herrera, S. A. (2011). Instruments to assess the oral language of children fitted with a cochlear implant: a systematic review. Journal of Applied Oral Science, 19(6), 549–553. doi:10.1590/S1678-77572011000600002  

Silva, W. R. da, de Souza, D. G., Bevilacqua, M. C., Kimura, M. Y. T., & Lopes Jr., J. (2011). Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(2), 355–366. doi:10.1590/S0102-79722011000200018  

Silva, W. R. da, de Souza, D. G., Bevilacqua, M. C., & Lopes Jr., J. (2011). Operant measurement of auditory threshold in prelingually deaf users of cochlear implants: II. Psychology & Neuroscience, 4(1), 89–102. doi:10.3922/j.psns.2011.1.011  

Souza, S. R. de, & Hübner, M. (2011). Efeitos de um jogo de tabuleiro educativo na aquisição de leitura e escrita. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 18(2).  

Souza, G. da S., Gomes, B. D., & Silveira, L. C. L. (2011). Comparative neurophysiology of spatial luminance contrast sensitivity. Psychology & Neuroscience, 4(1), 29–48. doi:10.3922/j.psns.2011.1.005  

Tanamati, L. F., Costa, O. A., & Bevilacqua, M. C. (2011). Resultados a longo prazo com o uso do implante coclear em crianças: revisão sistemática. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, 15(3), 365–375. doi:10.1590/S1809-48722011000300016  

Teixeira, C. E. C., Silveira, L. C. L., & Kremers, J. (2011). Lateral interactions in visual perception of temporal signals: cortical and subcortical components. Psychology & Neuroscience, 4(1), 57–65. doi:10.3922/j.psns.2011.1.007  

Tomanari, G. Y. (2011). Estímulo discriminativo de extinção produzido por respostas de observação em pombos.  

Velasco, S. M., & Tomanari, G. Y. (2011). Aprendizagem de relações simétricas ao longo do treino de discriminações condicionais. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 19(2).