Artigos Publicados

/ 2012

Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2012 

 

Abreu, P. R., Hubner, M. M. C., & Lucchese, F. (2012). The role of shaping the client’s interpretations in functional analytic psychotherapy. The Analysis of Verbal Behavior, 28(1), 151–157.  

Aggio, N. M., & Domeniconi, C. (2012). Formação e manutenção de classes de estímulos equivalentes: um estudo com participantes da terceira idade. Acta Comportamentalia, 20(1), 29–43.  

Alvarenga, K. F., Amorim, R. B., Agostinho-Pesse, R. S., Costa, O. A., Nascimento, L. T., & Bevilacqua, M. C. (2012). Speech perception and cortical auditory evoked potentials in cochlear implant users with auditory neuropathy spectrum disorders. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, 76(9), 1332–1338. doi:10.1016/j.ijporl.2012.06.001  

Bandini, C. S. M., Sella, A. C., Postalli, L. M. M., Bandini, H. H. M., & Silva, E. T. P. da. (2012). Effects of selection tasks on naming emergence in children. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(3), 568–577. doi:10.1590/S0102-79722012000300017  

Barros, T. de, & Benvenuti, M. F. L. (2012). Reforçamento automático: estratégias de análise e intervenção. Acta Comportamentalia, 20(2), 177–184.  

Battaglini, M. P., Bevilacqua, M. C., & de Souza, D. G. (2012). Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear. Temas em Psicologia, 20(1), 189–202.  

Benitez, P., & Domeniconi, C. (2012). Verbalizações de familiares durante aprendizagem de leitura e escrita por deficientes intelectuais1. Estud. psicol. (Campinas), 29(4), 553–562.  

Bortoloti, R., & de Rose, J. C. (2012). Equivalent stimuli are more strongly related after training with delayed matching than after simultaneous matching: a study using the implicit relational assessment procedure (IRAP). Psychological Record, 62(1), 41–54.  

Brino, A. L. de F., Galvão, O. de F., Barros, R. da S., Goulart, P. R. K., & Mcilvane, W. J. (2012). Restricted stimulus control in stimulus control shaping with a capuchin monkey. Psychology & Neuroscience, 5(1), 83–89. doi:10.3922/j.psns.2012.1.11  

Brino, A. L. de F., & Goulart, P. R. K. (2012). A emergência gradual da equivalência de estímulos. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(2), 123–126.  

Canovas, D. de S., Postalli, L. M. M., & de Souza, D. G. (2012). Classes funcionais e de equivalência derivadas de linha de base de discriminações simples e condicionais em crianças. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 6(1), 9–36.  

Carmo, J. dos S., & Ferraz, A. C. T. (2012). Ansiedade relacionada à matemática e diferenças de gênero: uma análise da literatura. Psicologia da Educação, (35), 53–71.  

Carmo, J. dos S., & Simionato, A. M. (2012). Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicol. estud, 17(2), 317–327.  

Cassab, T. V., Lamônica, D. A. C., Zorzetto, N. L., & Giacheti, C. M. (2012). Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like. Revista CEFAC, 14(3), 423–429. doi:10.1590/S1516-18462011005000109  

Corrêa, D. R., Assis, G. J. A. de, & Brino, A. L. de F. (2012). Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento.  

Costa, A. R. A., & Domeniconi, C. (2012). Análise do responder por exclusão em um cão treinado em tarefas de discriminação simples. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(1).  

Costa, T. L., Barboni, M. T. S., Moura, A. L. de A., Bonci, D. M. O., Gualtieri, M., de Lima Silveira, L. C., & Ventura, D. F. (2012). Long-term occupational exposure to organic solvents affects color vision, contrast sensitivity and visual fields. PLoS ONE, 7(8), e42961. doi:10.1371/journal.pone.0042961  

Cruz, I. R. N. da, Picanço, C. R. F., & Barros, R. da S. (2012). Uso do procedimento de máscara para verificar relações de controle de estímulos em macacos-prego. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 6(1), 55–66.  

Da Rocha, E. G., Freire, M. A. M., Bahia, C. P., Pereira, A., Sosthenes, M. C. K., Silveira, L. C. L., & Picanço-Diniz, C. W. (2012). Dendritic structure varies as a function of eccentricity in V1: A quantitative study of NADPH diaphorase neurons in the diurnal South American rodent agouti, Dasyprocta prymnolopha. Neuroscience, 216, 94–102. doi:10.1016/j.neuroscience.2012.04.042  

De Sousa, M. P. A., Filho, M. R., Nunes, M. V. A., & Lopes, A. da C. (2012). A 3D learning tool for a hydroelectric unit. Computer Applications in Engineering Education, 20(2), 269–279. doi:10.1002/cae.20393  

De Souza Junior, G., Junior, G. N. de S., Monteiro, D. C., Pereira, A. B. C. P. B. C., Barros, E. S., & Marques, L. B. (2012). Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE, 10(1).  

Duarte G., B., da Silva S., G., Monteiro V., G., Neves de S., I. C., do Socorro Q. F., P., Doederlein S., I. V., & Santana da S., L. C. (2012). Visual dysfunction of type i and vi mucopolysaccharidosis patients evaluated with visual evoked cortical potential. Case Reports in Ophthalmology, 3(1), 104–112. doi:10.1159/000337492  

Ferroni, G. M., & Gil, M. S. C. de A. (2012). A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 7(3).  

França-Freitas, M. L. P. de, & Gil, M. S. C. de A. (2012). O desenvolvimento de crianças cegas e de crianças videntes. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(3), 507–526. doi:10.1590/S1413-65382012000300010  

França-Freitas, M. L. P. de, & Gil, M. S. C. de A. (2012). Social interaction of blind children and sighted children in early childhood education. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 317–327. doi:10.1590/S1413-85572012000200015  

Galesi, F. L., Silva, M. T. de A., & Mijares, M. G. (2012). Análise comportamental do modelo animal de recaída ao uso de drogas cue-induced. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento.  

Gennaro, L. R. M., & Gil, M. S. C. de A. (2012). Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras. Revista Educação Especial, 25(44), 531–544. doi:10.5902/1984686X3155  

Gonçalves, E. A. G., & Carmo, J. dos S. (2012). Diagnóstico da doença de Alzheimer na população brasileira: um levantamento bibliográfico. Revista Psicologia e Saúde, 4(2), 170–176.  

Gualberto, P. M. de A., Aloi, P. E., & Carmo, J. dos S. (2012). Avaliação de habilidades pré-aritméticas por meio de uma bateria de testes. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(2), 21–36.  

Jacob, R. T. de S., Bevilacqua, M. C., Molina, S. V., Queiroz, M., Hoshii, L. A., Lauris, J. R. P., & Moret, A. L. M. (2012). Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 17(4), 417–421. doi:10.1590/S1516-80342012000400009  

Lamônica, D. A. C., Silva, G. K. da, Furlan, R. H., Abramides, D. V. M., Vieira, G. H., Moretti-Ferreira, D., & Giacheti, C. M. (2012). Características clínicas, comportamentais, cognitivas e comunicativa na síndrome Smith-Magenis. Revista CEFAC, 14(6), 1226–1233. doi:10.1590/S1516-18462011005000118  

Marino, V. C. de C., Gimeniz-Paschoal, S. R., Paura, A. C., Guida, H. L., & Giacheti, C. M. (2012). Inserção de graduados em fonoaudiologia de uma universidade pública em programas de pós-graduação. Revista CEFAC, 14(1), 46–56. doi:10.1590/S1516-18462011005000110  

Melo, C. M. de, & de Rose, J. C. (2012). Skinner’s survival concept of cultures: a dialogue with Harris’ cultural materialism. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(1), 119–128. doi:10.1590/S0102-37722012000100015  

Melo, T. M. de, Bevilacqua, M. C., & Costa, O. A. (2012). Speech perception in cochlear implant users with the HiRes 120 strategy: a systematic review. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 78(3), 129–133. doi:10.1590/S1808-86942012000300021  

Moreno, A. M., de Souza, D. G., & Reinhard, J. (2012). A comparative study of relational learning capacity in honeybees (apis mellifera) and stingless bees (melipona rufiventris). PLoS ONE, 7(12), e51467. doi:10.1371/journal.pone.0051467  

Pavarini, G., & Souza, D. de H. (2012). Descrições emocionais e comportamentais de eventos por crianças pré-escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 347–353. doi:10.1590/S0103-863X2012000300006  

Pereira, V. A., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2012). Avaliação do ler e do escrever de surdos pela língua brasileira de sinais. Revista Psicologia - Teoria e Prática, 14(2), 15–27.  

Pezzato, F. A., Novais, D. B., Garcia-Mijares, M., & Hoshino, K. (2012). Efeito do lítio sobre a hiperatividade locomotora induzida pela lesão eletrolítica da região do núcleo mediano da rafe em ratos. Estudos de Psicologia (Natal), 17(1), 121–128. doi:10.1590/S1413-294X2012000100015  

Pimentel, N. dos S., Bandini, C. S. M., & Melo, C. M. de. (2012). Compreendendo o abandono do “eu iniciador” em B. F. Skinner a partir das críticas de G. Ryle ao mentalismo tradicional: questões teóricas e consequências práticas. Acta Comportamentalia, 20(2), 217–233.  

Pinheiro, A. B. S. M., Yamada, M. O., Bevilacqua, M. C., & Crenitte, P. A. P. (2012). Avaliação das habilidades escolares de crianças com implante coclear. Rev. CEFAC, 14(5), 826–835.  

Pinheiro, M. C. N., Farripas, S. S. M., Oikawa, T., Costa, C. A., Amoras, W. W., Vieira, J. L. F., & Silveira, L. C. L. (2012). Temporal evolution of exposure to mercury in riverside communities in the tapajós basin, from 1994 to 2010. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, 89(1), 119–124. doi:10.1007/s00128-012-0652-5  

Prette, Z. A. P. D., Domeniconi, C., Amaro, L., Benitez, P., Laurenti, A., & Prette, A. D. (2012). Tolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola. Psicologia: teoria e prática, 14(1), 168–182.  

Ribeiro, T. A., Huziwara, E. M., Montagnoli, T. A. S., & de Souza, D. G. (2012). Discriminated conditioned suppression in rats. Psychology & Neuroscience, 5(1), 97–104. doi:10.3922/j.psns.2012.1.13  

Rossi, N. F., Garayzábal H., E., Giacheti, C. M., Gonçalves, Ó. F., & Sampaio, A. (2012). Psycholinguistic abilities of children with Williams syndrome. Research in Developmental Disabilities, 33(3), 819–824. doi:10.1016/j.ridd.2011.12.013  

Sabino, N. D. M., Almeida, A. B. A. de, Amaral, V. L. A. R. do, Shiobara, A., & Tomanari, G. Y. (2012). Estudo exploratório sobre os efeitos do fechamento de suturas cranianas na aprendizagem discriminativa em ratos. Acta Comportamentalia, 20(2), 143–155.  

Salvatori, A., Silva, C. dos S., Belem, I. E. de A., Modenesi, R. D., & Debert, P. (2012). Matching de identidade com estímulos compostos e o ensino de notas musicais. Acta Comportamentalia, 20(3), 287–298.  

Santos, A. C. G. dos, Cameschi, C. E., & Hanna, E. S. (2012). Ensino de frações baseado no paradigma de equivalência de estímulos. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(1).  

Sella, A. C., & Bandini, C. S. M. (2012). Aquisição, manutenção e generalização de sequências verbais: Alguns contrapontos entre a Análise do Comportamento e Abordagens Cognitivistas. Acta Comportamentalia, 20(2), 157–176.  

Siqueira, E. S., Barros, E. S., Monteiro, D. C., Souza, D. das G. de, & Marques, L. B. (2012). ALE RPG jogo digital para aprendizado de crianças em leitura e escrita. RENOTE, 10(1).  

Souza, L. B. R. de, Bevilacqua, M. C., Brasolotto, A. G., & Coelho, A. C. (2012). Cochlear implanted children present vocal parameters within normal standards. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, 76(8), 1180–1183. doi:10.1016/j.ijporl.2012.04.029  

Souza, R. D. C. de, Magalhães, P. G. S., Assis, G., & Goulart, P. R. K. (2012). Emergência de relações ordinais sob controle contextual em surdos. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 6(1), 37–54.  

Souza, G. S., Schakelford, H. B., Moura, A. L. A., Gomes, B. D., Ventura, D. F., Fitzgerald, M. E. C., & Silveira, L. C. L. (2012). Comparison of the reliability of multifocal visual evoked cortical potentials generated by pattern reversal and pattern pulse stimulation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 45(10), 955–961. doi:10.1590/S0100-879X2012007500112  

Tanamati, L. F., Bevilacqua, M. C., & Costa, O. A. (2012). Cochlear implant in postlingual children: functional results 10 years after the surgery. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 78(2), 103–110. doi:10.1590/S1808-86942012000200016  

Teixeira, C. E. C., de Carvalho-Filho, N. M., & Silveira, L. C. de L. (2012). Neogenomic events challenge current models of heritability, neuronal plasticity dynamics, and machine learning. Behavioral and Brain Sciences, 35(05), 379–380. doi:10.1017/S0140525X12001379  

Veiga, D. I., Schmidt, A., & Biscouto, K. D. (2012). Uma análise das funções de instruções em um procedimento de operante livre com crianças. Acta Comportamentalia, 20(1), 45–69.  

Verdu, A. C. M. A., Caneguim, J. de F. C., de Rose, J. C., & Bandini, H. H. M. (2012). Recognition of altered segments in Brazilian Sign Language. Psychology & Neuroscience, 5(2), 239–245. doi:10.3922/j.psns.2012.2.15  

Verdu, A. C. M. A., & Santos, S. D. L. R. dos. (2012). Leitura em uma criança surda após equivalência de estímulos DOI - 10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p209. Psicologia em Revista, 18(2). doi:10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p209  

Vichi, C., Nascimento, G. S. do, & Souza, C. B. A. de. (2012). Aprendizagem ostensiva, comportamento de ouvinte e transferência de função por pareamento de estímulos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 14(1), 16–30.  

Vieira, S. de S., Bevilacqua, M. C., Ferreira, N. M. L. A., & Dupas, G. (2012). Discovery of hearing impairment by the family: seeing an idealized future collapse. Acta Paulista de Enfermagem, 25(SPE2), 82–88. doi:10.1590/S0103-21002012000900013  

Yamada, M. O., & Bevilacqua, M. C. (2012). Dimensão afetiva da pessoa com surdez adquirida, antes e após o implante coclear. Estud. psicol. (Campinas), 29(1), 63–69.  

Zambon, M. P., de Souza, D. G., & de Rose, T. M. S. (2012). Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 20(2). doi:10.5753/RBIE.2012.20.2.44