Teses

/ 2013

TESES DE DOUTORADO 2013   

 

André Augusto Borges Varella (DG de Souza). Formação de classes de equivalência em pessoas com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos. [Equivalence class formation in persons with autism: Behavioral requisits for the emergence of novel behavior]. Tese (Doutorado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Jul/2013.  

Ariene Coelho Souza (MMC Hübner). Efeito da aquisição de leitura combinatória no responder diferencial às unidades mínimas em leitura recombinativa [Effects of combinative reading on differential responding to minimal units in recombinative reading]. Tese (Doutorado em Psicologia [Psicologia Experimental]). USP. CAPES. 2013.  

Daniela de Souza Canovas (P Debert). Discriminações simples, classes funcionais e classes de equivalência [Simple discrimination, functional and equivalence classes]. Tese (Doutorado em Psicologia [Psicologia Experimental]). USP. FAPESP. 2013.  

Heloisa Cursi Campos (P Debert). Emergência da relação de simetria por meio do procedimento go/no-go com estímulos compostos em pombos [Emergence of symmetry relation using the go/no-go procedure with compound stimuli in pigeons]. Tese (Doutorado em Psicologia [Psicologia Experimental]). USP. FAPESP. Dez/2013.  

João Henrique de Almeida (JC de Rose). Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência de significado [Experimental studies on derived relations and transfer of meaning]. Tese (Doutorado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Ago/2013.  

Liane Dahas Jorge de Souza (CBA de Souza). Investigando a formação de classes funcionais em cães e ratos [Investigating the formation of functional classes in dogs and rats]. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento). UFPA. CNPq. Abr/2013.  

Marcos Roberto Garcia (MMC Hübner). Controle instrucional do autoclítico em tarefas de formação de classes de equivalência e em sequências intraverbais [Instructional control by autoclitics in tasks of equivalvence class formation and on intraverbal sequences]. Tese (Doutorado em Psicologia [Psicologia Experimental]). USP. CNPq. 2013.  

Mariana Morais Miccione (JS Carmo – co-orientador). Produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares [The production of sequences derived from the experimental analysis of ordinal relations in preschoolders]. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento). UFPA. CNPq. 2013.  

Marina Lopes Bezerra de Castro (JC de Rose). O naturalismo ético no behaviorismo radical de B. F. Skinner [The ethical naturalism in the radical behaviorism of B. F. Skinner]. Tese (Doutorado em Filosofia). UFSCar. FAPESP. 2013.  

Naiara Minto de Sousa (MSCA Gil). Procedimentos e processos: uma delicada relação na aprendizagem de discriminações por bebês [Procedures and processes: a subtle relation in discrimination learning by infants]. Tese (Doutorado em Psicologia). UFSCar. CAPES (INCT-ECCE) / FAPESP. Ago/2013.  

Paulo Roberto Abreu (MMC Hübner). Efeitos de instruções sobre respostas de checagem [Effects of instructions on checking behavior]. Tese (Doutorado em Psicologia [PsicologiaExperimental]). USP. CNPq. 2013.  

Peter Endemann (GAY Tomanari). O aprendizado sobre a ir(relevância) dos estímulos [Learning on the ir(relevance) of stimuli]. Tese (Doutorado em Psicologia [Psicologia Experimental]). USP. CNPq. 2013.  

Priscila Mara de Araújo Gualberto (JS Carmo). Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de soma e subtração para crianças: contribuições da Análise do Comportamento [Assessment of pre-arithmetic skills and teaching addition and subtraction to children: Some contributions of the Behavioral Analys]. Tese (Doutorado em Psicologia). UFSCar. Ago/2013.  

Rafael Diego Modenesi (P Debert). Controle contextual com o procedimento go/no-go com estímulos compostos [Contextual control using the go/no procedure with compound stimuli). Tese (Doutorado em Psicologia Experimental). USP. FAPESP. Abr/2013.  

Thaize de Souza Reis (DG de Souza). Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a generalização recombinativa na leitura e na escrita [Establishing writing under control of dictation as a basis for recombinative generalization in reading and writing]. Tese (Doutorado em Psicologia). UFSCar. FAPESP. Abr/2013.  

Tony Nelson (OF Galvão / C. Ferrari CO). Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: material e procedimentos [Studies on the assessment of expressive aphasia: Materials and procedures]. Tese (Doutorado em Psicologia [Teoria e Pesquisa do Comportamento]). UFPA. CAPES. 2013.