Notícias

Vem aí o IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar

O Simpósio de Desenvolvimento Infantil da UFSCar reúne a cada dois anos pesquisadores brasileiros e estrangeiros que vêm contribuindo para o avanço da ciência do desenvolvimento humano, em especial, explorando novas frentes de trabalho e pesquisa. Nesta quarta edição, o evento tem como foco principal a discussão sobre o papel das interações entre genética e ambiente no desenvolvimento infantil.

No primeiro dia do evento, contaremos com a presença de duas geneticistas: Dra. Débora Gusmão (Departamento de Medicina da UFSCar) e Dra. Lavínia Faccini (Departamento de Genética da UFRGS). A Profa. Débora Gusmão ministrará a primeira conferência sobre os efeitos de teratógenos no desenvolvimento pré-natal. No período da tarde, a Profa. Lavínia apresentará os resultados de pesquisas recentes sobre os efeitos do álcool e do vírus Zika sobre o desenvolvimento infantil. 

No segundo dia, teremos duas conferências discutindo possibilidades de intervenção comportamental direcionadas a indivíduos diagnosticados com o Transtorno de Espectro Autista (TEA): a Dra. Camila Gomes (Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte) discutirá Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva, realizada com crianças com autismo, por meio da capacitação de cuidadores. Na sequência, o Dr. André Varella (Universidade Católica Dom Bosco- Campo Grande, MS) tratará das estratégias recentes para o ensino de linguagem a crianças com autismo. 

No terceiro dia do evento, teremos duas conferências do Dr. David Moore, docente e pesquisador do Pitzer College e da Claremont Graduate University e Diretor do Developmental Sciences Program da National Science Foundation (2016-2018). O seu livro “The Developing Genome” foi ganhador do American Psychological Association’s 2016 Eleanor Maccoby Book Award in Developmental Psychology. No período da manhã, o Dr. Moore falará sobre Epigenética Comportamental e o papel de processos de desenvolvimento sobre a geração de todos os fenótipos. No período da tarde, o Dr. Moore apresentará dados de pesquisas recentes, conduzidas em seu laboratório, sobre habilidades de rotação mental em bebês.

Mais informações e inscrições pelo site do evento ou pela página no Facebook.