Capítulos de Livros

2018

Fava, L. R., Lucchesi, F. M., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2018). Ensino informatizado de leitura e escrita em uma sala de recursos [Computerized teaching of reading and writing in a resource classroom]. In: D. L. O. Vilas Boas, F. Cassas, H. L. Gusso, & P. C. M. Mayer (Ed.). Comportamento em Foco 7: Ensino, Comportamento Verbal e Análise Conceitual. São Paulo: ABPMC.

Puglielli, L. C., & Jaeger, A. (2018). Entrevista Cognitiva [Cognitive interview]. In: R. B. Saraiva, & G. M. de Castilho (Ed.), Psicologia do Testemunho Ocular: Aplicações no Contexto Forense e Criminal. Curitiba: Juruá.

Varella, A. A. B. (2018). Análise de tarefas e encadeamento [Task analysis and chaining]. In: C. P. Duarte, L. Coltri e Silva, &amp R. L. Velloso (Ed.), Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon.

 

2017

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A. J., & Haase, V. G. (2017). Tarefa de alcance de dígitos Digit span task]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A. J., & Haase, V. G. (2017). Tarefa de Cubos de Corsi [Corsi cubes task]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Carvalho, M., Santos, F. C., Martins, A. A. S., Becker, N., & Haase, V. G. 2017). Fatores genéticos na dislexia do desenvolvimento [Genetic factors in developmental dyslexia]. In: J. F. Salles, & A. L. Navas (Ed.), Dislexias do desenvolvimento e do adulto. São Paulo: Pearson.

Hübner, M. M. C., Gomes, F. P, & Martins, L. A. L. (2017). Higher-order verbal behavior: Theoretical/empirical analysis of autoclitic effects on verbal behavior. In: J. C. Todorov (Ed.), Trends in Behavior Analysis. Brasília: Technopolitik.

Ferrante, V., Fidelis, D. P., Faleiros, P. B., & Hübner, M. M. C. (2017). Efeito de regra no comportamento de cooperar no jogo o dilema do prisioneiro [Effect of rules on cooperative behavior in Prisoner’s Dilemma Game]. Comportamento em Foco.

Giacheti, C. M, & Lindau, T. M. (2017). Diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem infantil [Differential diagnosis of children’s languae disorders]. In: D. A. C. Lamônica, & D. B. O. de Brito (Ed.), Tratado de linguagem: Perspectivas contemporâneas. Ribeirão Preto: Book Toy.

Gomides, M. R. A., Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., & Haase, V. G. (2017). Intervenção multidisciplinar na dislexia do desenvolvimento [Multidisciplinary intervention in developmental dyslexia]. In: J. F. Salles, & A. L. Navas (Ed.), Dislexias do desenvolvimento e do adulto. São Paulo:Pearson.

Haase, V. G. (2017). Cem máximas da anamnese neuropsicológica [One hundred maxims of neuropsychological anamnesis]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Haase, V. G., & Júlio-Costa, A. (2017). Como driblar a ilusão dos números? O bom uso de testes neuropsicológicos [How to dribble the illusion of numbers? The good use of neuropsychological tests]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neurosicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Jaeger, A., Rigoni, M. S., & Argimon, I. I. L. (2017). Avaliação neuropsicológica na dependência química [Neuropsycholoical assessment in chemical addiction] . In: M. S. Oliveira, R. M. Boff, M. J. Cazassa, & C. C. DiCleente (Ed.). Porque é ão difícil mudar? Contribuições do modelo transteórico de mudança do comportamento na prática clínica e na promoção de saúde. Porto Alegre: Sinopsys.

Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., & Haase, V. G. (2017). Relatório neuropsicológico [Neuropsycological report]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Lopes-Silva, J. B., Moura, R., Starling-Alves, I., & Haase, V. G. (2017). Teste Stroop Victoria [Victoria Stroop Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Mour, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Moura, R., & Haase, V. G. (2017). Fluência de desenhos: Teste de cinco pontos [Drawing fluency: Five-Points Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Moura, R., Cruz, T. K. F., Lopes-Silva, J. B., Salvador, L. S., & Haase, V. G. (2017). Teste de fluência verbal [Verbal Fluency test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Moura, R., Salvador, L. S., Lopes-Silva, J. B., & Haase, V. G. (2017). Tarefa de trigramas consonantais [Consonant trigram ask]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Oliveira, L. F. S., Starling-Alves, I., & Haase, V. G. (2017). Teste dos nove pinos [The Nine Pin Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funçõe executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Oliveira, L. F. S., Starling-Alves, I., & Haase, V. G. (2017). Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey [Rey auditory verbal learning test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Paiva, G. M., & Haase, V. G. (2017). Psicometria na neuropsicologia clínica [Psychometrics in clinical neuropsychology]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Paiva, G. M., Júlio-Costa, A., Lopes-Silva, J. B., Carvalho, M. R. S., & Haase, V. G. (2017). Comorbidades entre dislexia e discalculia: Quais são os endofenótipos? [Comorbidities between dyslexia and dyscalculia: Which are the endophenotypes?] In: J. F. Sales, & A. L. Navas (Ed.), Dislexias do desenvolvimento e do adulto. São Paulo: Pearson.

Paiva, G. M., Martins, P. S. R., Gomides, M. R. A., Costa, A. J., & Haase, V. G. (2017). Contribuições da tarefa de compreensão leitora no processo de avaliação neuropsicológica de um caso com suspeita de ansiedade de leitura. Comtext: Avaliação da compreensão de leitura textual [Comtext: Assessment of textual reading comprehension]. São Paulo: Vetor.

Salvador, L. S., artins, G. A., Moura, R., Haase, V. G. (2017). Teste da Figura Complexa de Rey [Rey complex picture test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Salvador, L. S., Moura, R., Martins, G. A., & Haase, V. G. (2017). Teste de trilhas [Track Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura,∓ V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Santos, F. P., Ramos, A. F., Oliveira, T. P., & Rico, V. V. (2017). Ansiedade que corrói: Intervenção comportamental em um caso de dor física e hábito de roer dedos [Anxiety that corrodes: Behavioral intervention in a case of physical pain and habit of gnawing fingers]. In: A. M. . Guerra, P. C. C. Ribeiro, & V. V. J. de Freitas (Ed.), A diversidade da clínica na atualidade. Curitiba: Editora CRV.

Schmidt, A. (2017). Procedimentos de ensino de vocabulário para crianças com deficiência [Vocabulary teaching procedures for hildrenwith disabilities]. In: S. Silva, & L. Digiampietri (Ed.), Conhecendo a USP. Contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão no campo das deficiências. São Paulo: FEUSP.

Varella, A. A. B. (2017). Intervenção em comportamentos de autoagressão e autoestimulação em pessoas com Transtorno do Espectro Autista [Intervention in self-aggression and self-stimulation behaviors in people with Autistic Spectrum Disorder]. In: R. Gorayeb, M. Miyazaki, & M. Teodoro (Ed.), PROPSICO: Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde, Vol 3. Porto Alegre: Artmed Panamericana.

Varella, A. A. B., & Varella, L. H. B. (2017). Transtorno do Espectro do Autismo e o trabalho: Da legislação à inserção no mercado [Autism Spectrum Disorder and work: From legislation to market insertio]. In: L. A. M. Guimarães, & A. B. Veras (Ed.), Saúde psíquica e trabalho. Campo Grande: UCDB.

Vilela, E. C., Oliveira, T. P., & Rico, V. V. (2017). Intervenção focada no repertório social para minimizar histórico sintomático de transtorno bipolar e ansiedade [Intervention focused on the social repertoire to minimize the symptomatic history of bipolar disorder and anxiety]. In: A. M. C. Guerra, P. C. C. Ribeiro, & V. V. J. de Freitas (Ed.), A diversidade da clínica na atualidade. Curitiba: Editora CRV.

 

2014

AGGIO, N. M. ; VARELLA, A. A. B. ; SILVEIRA, M. V. ; de Rose, J. C. ; RICO, V. V.. Memória sob a ótica analítico comportamental. Em: Christian Vichi; Edson Huziwara; Herika Sadi; Lidia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo. : Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. 2014.v. 3, p. 421-432.

ALBUQUERQUE, A. R. ; MELO, Raquel Maria de. 'Meu Pai, uma lição de vida': Análise de contingências durante a velhice. Em: Michela Rodrigues Ribeiro; Ana Karina Curado Rangel de-Farias. (Org.). Skinner vai ao Cinema 2. 1ed.Brasília. : Walden4. 2014.v. 2, p. 134-156.

ASSIS, G. J. ; MAGALHAES, P. G. S. ; ROSSIT, R. A. S. ; CARMO, J. S.. Contribuições da análise do comportamento para a compreensão do comportamento conceitual numérico e monetário. Em: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lídia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo. : ABPMC. 2014.v. 3, p. 43-57.

BORTOLOTI, R. ; de ROSE, J. C.. Relações de Equivalência como Modelo de Relações Semânticas. Em: Júlio César de Rose; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil; Deisy das Graças de Souza. (Org.). COMPORTAMENTO SIMBÓLICO: BASES CONCEITUAIS E EMPÍRICAS (no prelo). 1ed.São Paulo. : Editora da UNESP. 2014.p. 00.

CARMO, J. S. ; MENDES, A. C. ; BOTTESINI JUNIOR, D. J. ; SEABRA, D. F. S. ; OLIVEIRA, M. A.. Investigando respostas emocionais à matemática em estudantes de diferentes níveis de ensino. Em: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lídia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo. : ABPMC. 2014.v. 3, p. 391-403.

MELO, RAQUEL MARIA ; ALBUQUERQUE, A. R.. 'Invictus': Uma lição sobre análise de contingências. Em: Michela Rodrigues Ribeiro; Ana Karina Curado Rangel de-Farias. (Org.). Skinner vai ao Cinema 2. 1ed.Brasília. : Instituto Walden4. 2014.v. 2, p. 111-133.

SOUSA, N M ; LOHR, T. ; ALMEIDA, C. G. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; GIL, M. S. C. A.. Estabilidade em bebês: como medir?. Em: Christian Vichi. (Org.). Comportamento em Foco 3. 1ed.São Paula. : Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. 2014.v. 3, p. 245-261.

 

2013

BUENO, I. A. F. ; PICOLI, R. M. M. ; CARMO, J. S.. Informações fundamentais para o ensino de habilidades matemáticas básicas a crianças com ou sem limitações intelectuais. Em: Ana Irene Alves de Oliveira; Danielle Alves Zaparolli; Grauben José Alves Assis; Marcilene Alves Pinheiro. (Org.). Desenvolvimento Humano: Contribuições para Aprendizagem e a Inclusão Social. 1ed.Belém. : Editora da Universidade do Estado do Pará. 2013.p. 89-98.

FERRARI, C.. AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE PERCEPÇÃO DE SONS DE FALA: QUESTÕES METODOLÓGICAS. Em: Célia Maria Giacheti; Sandra Regina Gimeniz-Paschoal. (Org.). Perspectivas multiciplinares em Fonoaudiologia: da avaliação à intervenção. 1ed.Marília. : Ofinina Universitária - UNESP Marília. 2013.p. 00-00.

Giacheti, C.M.. Os Distúrbios da Comunicação e a Genética. Em: GIACHETI, C.M; GIMENIZ-PASCHOAL, S. M.. (Org.). Perspectivas multidisciplinares em fonoaudiologia: da avaliação à intervenção. 1ed.Marília. : Oficina Universitária. 2013.v. 1, p. 73-91.

GOMES, C. G. S. ; de Souza, DdG. Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento e Aprendizagem de Conteúdos Acadêmicos. Em: W. Camargos Jr.. (Org.). Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da Avaliação ao Tratamento. 1a.ed.Belo Horizonte. : ArteSã. 2013.v. 1, p. 301-314.

GUIDA, Heraldo Lorena ; Giacheti, C.M. ; ZORZETTO, Neivo Luiz. Neuroanatomia do Processamento Auditivo. Em: GIACHETI, C.M; GIMENIZ-PASCHOAL, S. M.. (Org.). Perspectivas multidisciplinares em fonoaudiologia: da avaliação à intervenção. 1ed.Marília. : Oficina Universitária. 2013.v. 1, p. 57-72.

HÜBNER, M. M. C.. Análise do comportamento aplicada: reflexões a partir de um cenário internacional e das perspectivas brasileiras. Em: Carlos Eduardo Costa, Carlos Renato Xavier Cançado; Denis Roberto Zamignani; Silvia Regina de Souza Arrabal-Gil. (Org.). Comportamento em foco 2. 1ed.São Paulo. : ABPMC. 2013.v. 2, p. 9-14.

MELO, C. M. ; de Rose, J. C.. A verdade como efetividade na proposta científica de B. F. Skinner. Em: Carlos Eduardo Lopes; Carlos Renato Xavier Cançado; Denis Roberto Zamignani; Silvia Regina de Souza Arrabal-Gil. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo. : ABPMC. 2013.v. 2, p. 17-23.

MICCIONE, M. ; CARMO, J. S. ; ASSIS, G. J.. Aprendendo a formar participantes colaborativos em pesquisa empírica: algumas considerações sobre variáveis metodológicas em sessões de coleta de dados. Em: Carlos Eduardo Costa; Carlos Renato Xavier Cançado; Denis Roberto Zamignani; Silvia Regina de Souza Arrabal-Gil. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo. : ABPMC. 2013.v. 2, p. 93-104.

Passarelli ; OLIVEIRA, T. P.. Contingências experimentais no ensino de relações entre estímulos auditivos e visuais para crianças pequenas usuárias de implante coclear. Em: Carlos Eduardo Costa; Carlos Renato Xavier Cançado; Denis Roberto Zamignani; Silvia Regina de Souza Arrabal-Gil. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo. : Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2013.v. 2, p. 77-92.

PEREIRA, A. B. C. ; SOUZA JUNIOR, G. N. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, L. B.. A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading and Writing Disabilities. Em: Ioannis Hatzilygeroudis; Vasile Palade. (Org.). Combinations of Intelligent Methods and Applications. 1ed. : Springer. 2013.v. 23, p. 57-78.

SALES, E. ; CARMO, J. S.. A imagem no ambiente LOGO como facilitador da aprendizagem textual de crianças surdas. Em: Ana Irene Alves de Oliveira; Danielle Alves Zaparolli; Grauben José Alves Assis; Marcilene Alves Pinheiro. (Org.). Desenvolvimento Humano: Contribuições para Aprendizagem e a Inclusão Social. 1ed.Belém. : Editora da Universidade do Estado do Pará. 2013.p. 7-21.

SOUZA, D. L. ; TEIXEIRA, O. N. ; MONTEIRO, D. C. ; OLIVEIRA, R. C. L.. A New Cooperative Evolutionary Multi-Swarm Optimizer Algorithm Based on CUDA Architecture Applied to Engineering Optimization. Em: Ioannis Hatzilygeroudis; Vasile Palade. (Org.). Combinations of Intelligent Methods and Applications. 1ed. : Springer. 2013.v. 23, p. 95-115.

 

2012

ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. PROCEDIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO DE OUVIR EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E IMPLANTADAS. Em: Melchiori, L. E.; Rodrigues, O. M. R.; Bortolozzi, A. C.. (Org.). CUIDADOS COM A CRIANÇA E COM A FAMÍLIA REFLEXÕES TEÓRICOPRÁTICAS. 1ed.Curitiba. : Juruá. 2012.p. 1-60.

BANDINI, C. S. M. ; DELAGE, P. E. G. A. ; de ROSE, J. C. C.. O Pensamento. Em: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos de Psicologia: Temas Clássicos de Psicologia sob a Ótica da Análise do Comportamento. Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2012..

BARBOSA, A. J. G. ; SCHELINI, P. W. ; ALMEIDA, L. C.. Medidas de dotação e talento: Produção científica em Psicologia (2006-2011). Em: Evely Boruchovitch;Acácia Aparecida Angeli dos Santos;Elizabeth do Nascimento. (Org.). Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2012.v. 1, p. 33-52.

BEVILACQUA ; ALVES, Angela Maria Vaccaro Silva. PTF para o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças de até três anos de idade usuárias de implante coclear. Em: PROFONO. (Org.). Planos Terapeuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri/SP. : PROFONO. 2012.v. 1, p. 403-420.

BEVILACQUA ; MORET, A. L. M. ; ANGELO, T. C. S.. PTF para a facilitação da construção da linguagem da criança implantada até três anos de idade. Em: PROFONO. (Org.). Planos Terapeuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri/SP. : PROFONO. 2012.v. 1, p. 375-386.

BEVILACQUA ; MORETTIN, M. ; CARDOSO, Maria Regina Alves. PTF para aspectos biopsicossociais em crianças de até três anos de idade usuárias de implante coclear. Em: PROFONO. (Org.). Planos Terapeuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri/SP. : PROFONO. 2012.v. 1, p. 387-402.

BEVILACQUA ; SILVA, Mariane Perin ; SILVA, L. T. N.. PTF para o uso da tecnologia na (re)habilitação de crianças usuárias de implante coclear. Em: PROFONO. (Org.). Planos terapeuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri/SP. : PROFONO. 2012.v. 1, p. 421-430.

BEVILACQUA ; SOUZA, L. B. R. ; COELHO, A. C.. PTF para (Re)habilitação de voz e fala de crianças usuárias de implante coclear - faixa etaria até 5 anos. Em: PROFONO. (Org.). Planos Terapeuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.BARUERI. : PROFONO. 2012.v. 1, p. 431-438.

CARMO, J. S.. Psicologia escolar e analise do comportamento: efeitos de um programa de controle e combate ao estresse laboral em educadoras de creche. Em: Verônica Bender Haydu; Silvia Regina de Souza. (Org.). Psicologia comportamental aplicada : avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte. 1ed.Londrina. : EDUEL. 2012.v. 2, p. 229-257.

CASTRO, M. S. L. B. ; MELLO, E. L. ; BORTOLOTI, R.. Metacontingência como ferramenta de análise. Em: Candido V. B. B. Pessôa; Carlos Eduardo Costa; Marcelo Frota Benvenuti. (Org.). Comportamento em Foco 1. 1ed.São Paulo. : Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental ABPMC. 2012.p. 113-124.

de Rose, J. C. ; de CASTRO, M. S. L. B. ; LAZARIN, T. C.. Consciência e autoconhecimento. Em: Maria Martha Costa Hubner; Marcio Borges Moreira. (Org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2012.p. 188-207.

FIORANELI, R. C. ; CARMO, J. S.. Contagem e conceito de número: uma pesquisa bibliográfica. Em: Candido V.B.B. Pessoa; Carlos Eduardo Costa; Marcelo Frota Benvenuti. (Org.). Comportamento em Foco. 01ed.São Paulo. : Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2012.v. 01, p. 203-220.

FREITAS, M. L. P. F. ; GIL, M. S. C. A.. Uma criança cega e seus colegas na Educação Infantil: a brincadeira na trajetória da imobilidade à dança. Em: Rita de Cácia Santos Souza. (Org.).. (Org.). Educação inclusiva e deficiência visual. 170ed.Aracaju. 2012.v. 1, p. 125.

GARCIA-MIJARES, M. ; SILVA, M. T. A.. Preferência Condicionada de Lugar e Razão Progressiva: dois modelos animais para medir o potencial de abuso de substâncias psicoativas. Em: J. Landeira-Fernandez e K. Sameshima. (Org.). Métodos em Neurociências. Barueri. : Manole. 2012.v. 1, .

GIACHETI, C. M. ; ROSSI, N. F.. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para Narrativa Oral de História em Pré-Escolares com Alterações de Linguagem - Quatro a Seis Anos. Em: Pró-Fono. (Org.). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri. : Pro-Fono. 2012.v. 1, p. 175-184.

GIACHETI, C. M. ; ROSSI, N. F.. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para Alterações da Pragmática em crianças com a Síndrome de Williams - Seis a Doze Anos. Em: Pró-Fono. (Org.). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri. 2012.v. 1, p. 191-200.

GIACHETI, C. M. ; ROSSI, N. F.. Síndromes Genéticas (2a. edição). Em: Simone Lopes-Herrera; Luciana Paula Maximino. (Org.). Fonoaudiologia: Intervenções e Alterações da Linguagem Oral Infantil. 2ed.Ribeirão Preto. : Book Toy. 2012.v. 2, p. 61-76.

GIL, M. S. C. A. ; OLIVEIRA, T. P. ; SOUSA, N. M.. Desenvolvimento Humano. Em: Maria Martha Costa Hubner; Marcio Borges Moreira. (Org.). Temas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Gen Guanabara Koogan. 2012.v. 1, p. 129-143.

GOULART, P. R. K. ; Delage, P. E. G. A. ; Rico, V. V. ; Brino, A. L. F.. Aprendizagem. Em: Maria Marta Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos de Psicologia - Temas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2012.p. 20-41.

GRISANTE, P. C. ; XAVIER, R. N. ; Fernandes, F. A. D ; DEBERT, P.. Controle de estímulos no conto Os Moralistas de Luis Fernando Veríssimo. Em: Candido V. B. B. Pessôa; Carlos Eduardo Costa; Marcelo Frota Benvenuti. (Org.). Comportamento em foco. 1ed.São Paulo. : ABPMC. 2012.v. 1, p. 255-266.

HÜBNER, M. M. C. ; BORLOTI, E. ; ALMEIDA, Paola Esposito Moraes de. Linguagem. Em: Húbner, M.M.C Moreira, M.B.. (Org.). Tamas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. xxxed.Rio de Janeiro. : Guanabar Koogan. 2012.v. 01, p. 122-152.

LIMA, D. ; MACHADO, K. ; ABELEM, A. J. G. ; MONTEIRO, D. C. ; CERQUEIRA, E. C.. Recent Advances and Challenges in Wireless Multimidia Sensor Networks. Em: Dr. Dian Tjondronegoro. (Org.). Mobile Multimedia - User and Technology Perspectives. 1ed. : INTECH. 2012.p. 73-96.

MELO, C. M. ; GARCIA, L. T. ; de Rose, J. C. ; FALEIROS, P. B.. Cultura e liberdade. Em: Maria Martha Costa Hubner; Marcio Borges Moreira. (Org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2012.p. 167-187.

MOREIRA, M. B. ; HANNA, E. S.. Bases filosóficas e noção de ciência em Análise do Comportamento (Capítulo 1). Em: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Temas Clássicos da Psicologia sob a Ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Guanabara Koogan Ltda.. 2012.p. 1-19.

PEREIRA, Agnes de Fátima Faustino ; CALDANA, Magali de Lourdes ; BEVILACQUA, Maria Cecilia. Prevalencia de alterações auditivas: um estudo de base populacional em Monte Negro, Rondonia, Brasil. Em: Prof. Dr. José Roberto de Magalhaes Bastos e Profa. Dra. Magali de Lourdes Caldana. (Org.). Odontologia e Fonoaudiologia: Dez anos de Praticas Clinicas e Politicas Publicas em Projeto de Extensao: FOB-USP em Rondonia. 1ed.Bauru/SP. : Idea Editora Ltda.. 2012.v. 1, p. 134-150.

RICO, V. V. ; GOULART, P. R. K. ; HAMASAKI, E. I. de M. ; TOMANARI, G. Y.. Percepção e Atenção. Em: Maria Marta Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos de Psicologia - Temas clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2012.v. 42, p. 55-210.

SMITH, A. W. ; BEVILACQUA, M.C. ; BU, X. ; AGARWAL, A. K. ; CHADHA, S. K.. National and Regional Programmes. Em: Valerie Newton, Peter Alberti, Andrew Smith. (Org.). Prevention of Hearing Loss. 1ed.New York,USA. : Nova Science Publishers, Inc.. 2012.v. 1, p. 349-382.

VERNEQUE, L. ; MOREIRA, M. B. ; HANNA, E. S.. Motivação (Capítulo 5). Em: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Temas Clássicos da Psicologia sob a Ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Guanabara Koogan Ltda.. 2012.p. 74-87.

ZAMPIERI, M. ; SCHELINI, P. W. ; PASCUALON, J. F.. Metacognição e monitoramento metacognitivo: das definições originais ao momento atual. Em: Evely Boruchovitch;Acácia Aparecida Angeli dos Santos;Elizabeth do Nascimento. (Org.). Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2012.v. 1, p. 79-104.

 

2011

ALMEIDA, C. G. M. ; CAVALCANTE, Maria Regina ; AMARAL, M. V. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Descrição de contingências em histórias e seu efeito sobre o comportamento de crianças: uma proposta de investigação. Em: E M. Zanata; V. L. M. F. Capellini; R. M. Lepre; L. F. Silva. (Org.). Formação docente e universalização do ensino: proposições para o desenvolvimento humano. Sãp Paulo. 2011.p. 93-100.

ALVARENGA, Kátia de Freitas ; BEVILACQUA, M.C. ; MORET, Adriane Lima Mortari ; SILVA, L. T. N. ; TANAMATI, Liége Franzini ; Costa, O.A..Cochlear Implants in Children. Em: Jason P. Dupont. (Org.). Hearing Loss: Classification, Causes and Treatment. 1ed.New York,USA. : Nova Science Publishers, Inc.. 2011.v. 1, p. 233-248.

ANASTACIO-PESSAN, F. L. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; BEVILACQUA, Maria Cecília. Análise da avaliação da linguagem e implicações para o ensino. Em: Tania Gracy Martins do Valle; Ana Claudia Bortolozzi Maia. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. 1ed.Bauru. : Editora Unesp Cultura Academia. 2011.v. 1, p. 1-260.

BEVILACQUA, M.C. ; COSTA, O. A. ; NASCIMENTO, L. T. D. ; Resegue-Coppi, M.M. ; VENTURA, Luzia Maria Pozzobom ; MORETTIN, Marina ; MORET, Adriane Lima Mortari. Hearing Performance of 675 implanted children at the Audiological research Center - Hospital of Rehabilitation of Craniofacial Anomalis - University of Sao Paulo (CPA-HRAC-USP), Bauru, São Paulo - Brazil. Em: 10th European Symposium on Paediatric Cochlear Implantation. (Org.). 10th European Symposium on Paediatric Cochlear Implantation. 1ed.Bologna, Italia. : Monduzzi Editore Internation Proceedings Division. 2011.v. 1, p. 147-150.

BEVILACQUA, M.C. ; MELO, Tatiana Mendes de ; FREDERIGUE-LOPES, N. B. ; Costa, O.A. ; YAMAGUTI, Elisabete Honda. Development of auditory and language abilities in brazilian children: comparison of hiresolution sound processing and hires 120. Em: Thomas P. Nikolopoulos. (Org.). 10th European Symposiumon on Paediatric Cochlear Implantation. 1ed.Bologna, Italia. : Monduzzi Editore International Proceedings Division. 2011.v. 1, p. 141-145.

BEVILACQUA, M.C. ; MORET, Adriane Lima Mortari ; Costa, O.A.. Conceituação e indicação do implante coclear. Em: Maria Cecilia Bevilacqua;Maria Angelina Narci Martinez;Sheila Andreoli Balen;Altair Cadrobbi Pupo;Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis;Silvana Frota. (Org.). Tratado de Audiologia. São Paulo-SP. : Grupo Gen - Editora Santos. 2011.p. 407-425.

BEVILACQUA, M.C. ; SILVA, Mariane Perin ; Resegue-Coppi, M.M. ; MORET, Adriane Lima Mortari. Acessibilidade Auditiva uma necessidade atual para o deficiente auditivo no ambiente escolar. Em: Fernando C. Capovilla. (Org.). Transtornos de Aprendizagem - 2 - Da Análise laboratorial e reabilitação clínica para as políticas públicas de prevenção pela via da educação. São Paulo - SP. : MEMNON EDIÇÕES CIENTÍFICAS LTDA. 2011.p. 98-104.

CARMO, J. S.. Ansiedade à matemática: identificação, descrição operacional e estratégias de reversão. Em: Fernando C. Capovilla. (Org.). Transtornos de aprendizagem: progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. 2ed.São Paulo. : Memnon. 2011.p. 249-255.

COSTA, O. A. ; LAMÔNICA NETO, Domingos ; NASCIMENTO, Leandra Tabanez Do ; BEVILACQUA, MC. Implantes cocleares em crianças. Em: Silvio Caldas Neto, João Ferreira de Mello Júnior, Regina Helena Garcia Martins, Sady Selaimen da Costa. (Org.). Tratado de Otorrinolaringologia e cirurgia cervicofacial. 2ed.São Paulo - SP. : Editora Roca. 2011.v. 2, p. 401-413.

DE CARVALHO, A. C. ; SOUZA, G. S. ; GOMES, B. D. ; RODRIGUES, A. R. ; VENTURA, D. F. ; SILVEIRA, L. C. L.. Method to indentify nonsignificant responses at multifocal electroretinogram recordings: technical note. Em: BELU IČ, G.. (Org.). Electroretinograms. 1ed.Rijeka. : InTech. 2011.p. 79-92.

GIACHETI, C. M. ; Rossi, N.F.. Síndromes Genéticas. Em: Lopes-Herrera, SA; Maximino, LP. (Org.). Fonoaudiologia: Intervenções e Alterações da Linguagem Oral Infantil. 1ed.Ribeirão Preto: Editora Novo Conceito. : Saúde. 2011.p. 61-76.

GOMES, B. D. ; SILVEIRA, L. C. L.. A tecnologia do processamento digital de sinais no estudo da variação de potenciais elétricos corticais do sistema nervoso humano. Em: CARUSO, F.. (Org.). Ciência e Tecnologia: Um Diálogo Permanente. 1ed.São Paulo. : Casa Editorial Maluhy. 2011.p. 247-256.

MCILVANE, William J. ; DUBE, William V ; SERNA, R. ; LIONELLODENOLF, Karen ; Barros, R. S. ; GALVÃO, Olavo de Faria. Some current dimensions of translational behavior analysis: from laboratory research to intervention for persons with autism spectrum disorders. Em: E. A. Mayville; J. A. Mulick. (Org.). Behavioral foundations of effective autism treatment. 1ed.Cornwall-on-Hudson, NY. : Sloan Publishing. 2011.v. 1, p. 155-181.

SANTOS, Maria Jaquelini Dias dos ; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cousin ; Costa, O.A. ; BEVILACQUA, M.C.. Cochlear implants in children with cerebral palsy. Em: Thomas P. Nikolopoulos. (Org.). 10th European Symposium on Paediatric Cochlear Implantation. 1ed.Bologna, Italia. : Monduzzi Editore - International Proceedings Division. 2011.v. 1, p. 135-141.

Silva, Marcos Alexandre Rose ; Lima, Débora Corrêa ; Anacleto, Junia Coutinho ; Souza, Deisy das Graças ; Martinez, Claudia Maria Simões. A Narrative Game as an Educational Entertainment Resource to Teach Words to Children with Learning Deficits: A Feasibility Study. Em: Junia C.ANACLETO; S. FELS; N. GGRAHAM; B. KAPRALOS; M. S. EL-NASR; K. STANLEY. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed. : Springer Berlin Heidelberg. 2011.p. 222-227.

SILVEIRA, Fabiane Ferraz ; ALMEIDA, C. G. M. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; LEITE, Lúcia Pereira. Caracterização do objetivos de estágio curricular em psicologia: análise de planos de ensino. Em: E. M. Zanata; V. L. M. F. Capellini; R. M. Lepre; L. F. Silva. (Org.). Formação doente e universalização do ensino: proposições para o desenvolvimento humano. São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2011.p. 615-622.

 

2010

ABREU, Paulo ; HÜBNER, M. M. C.. Um modelo experimental do transtorno obsessivo-complusivo baseado nas relações funcionais entre respostas verbais e não verbais. Em: Maria Martha Costa Hübner; Marcos Roberto Garcia; Paulo Roberto Abreu; Eduardo Neves Pedrosa de Cillo; Pedro Bordini Faleiros. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Análise Experimental do Comportamento, Cultura, Questões Conceituais e Filosóficas. Santo André. : ESETec. 2010.v. 25, p. 239-246.

ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; RODRIGUES, Olga Maria Piazentim Rolim ; CAPELLINI, V. L. M. F.. A RELAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO E A PROPOSIÇÃO DE OBJETIVOS. Em: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues. (Org.). Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva (Volume 4 - Avaliação e planejamento em contextos inclusivos). 1ed.Bauru. : UNESP/FC/MEC. 2010.v. 4, p. 47-75.

ALVARENGA, Kátia de Freitas ; BEVILACQUA, M.C. ; COSTA, Orozimbo Alves ; MARTINEZ, Maria Angelina Nardi de Souza. Estado Atual da Saúde Auditiva Neonatal no Brasil: Politicas Públicas e Evidências Cientificas. Em: Maria Cecilia Bevilacqua; Maria Angelina Nardi Souza Martinez; Sheila Andreoli Balen; Altair Cadrobi Pupo; Ana Claudia Mirandola Barbosa Reis; Silvana Frota. (Org.). Saúde Auditiva no Brasil: Politicas, Serviços e Sistemas. 1ed.São José dos Campos-SP. : Pulso Editorial. 2010.v. 1, p. 97-118.

ALVES, I. C. B. ; SCHELINI, P. W. ; NASCIMENTO, E. ; DOMINGUES, S. F. S.. Avaliação intelectual infantil: Panorama dos testes utilizados no Brasil. Em: Acácia Angeli dos Santos; Fermino Fernandes Sisto; Evely Boruchovitch; Elizabeth do Nascimento. (Org.). Perspectivas em avaliação psicológica. 1ed.São Paulo. : Vetro. 2010.v. 1, p. 13-40.

ANASTACIO-PESSAN, F. L. ; SOUZA, F. C. ; TERRA, B. M. ; CATUNDA, L. Q. K. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; BEVILACQUA, Maria Cecília. ANÁLISE EXPERIMENTAL DAS RELAÇÕES ENTRE O OUVIR E O FALAR EM DEFICIENTES AUDITIVOS IMPLANTADOS COCLEARES. Em: A. C. B. Maia;T. G. M. Valle. (Org.). Aprendizagem e Comportamento Humano. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica Editora. 2010.v. 1, .

BENVENUTI, M. F. ; Bentes, M.. Comportamento operante: a variação e a seleção do comportamento. Em: Emmanuel Tourinho ; Sergio Vasconcelos de Luna. (Org.). Análise do comportamento - Investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo. : Roca. 2010..

BORLOTI, E. ; HÜBNER, M. M. C.. O Autoclítico e a Construção Verbal. Em: HÜBNER, M.M.C.; GARCIA, M.R.; ABREU, P.R.; CILLO, E.N.P. de; FALEIROS, P.B.. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: AEC, cultura, questões conceituais e filosóficas.. (Org.). BORLOTI, E. ; HUBNER, M. M. . O Autoclítico e a Construção Verbal.. 1ed.Santo Andre. : ESETEC. 2010.v. 25, p. 279-287.

BORUCHOVITCH, E. ; SCHELINI, P. W. ; SANTOS, A. A. A.. Metacognição: Conceituação e medidas. Em: Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Fermino Fernandes Sisto; Evely Boruchovitch; Elizabeth do Nascimento. (Org.). Perspectivas em avaliação psicológica. São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2010.p. 123-143.

CARMO, J. S.. Controle aversivo, ensino das matemáticas em sala de aula e programação de contingências reforçadoras no ensino escolar. Em: João dos Santos Carmo; Paulo Sérgio Teixeira do Prado. (Org.). Relações simbólicas e aprendizagem da matemática. 1ed.Santo André. : ESETec. 2010.p. 253-271.

CARMO, J. S.. Ansiedade à matemática: identificação, descrição operacional e estratégias de reversão. Em: Fernando C. Capovilla. (Org.). Transtornos de aprendizagem: progressos em avaliação preventiva e remediativa. 1ed.São Paulo. : Memnon. 2010.p. 175-181.

CARRARA, Kester ; SILVA, Alessandra Turini Bolsoni ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; ALMEIDA, C. G. M.. Análise Comportamental da Cultura: avanços, obstáculos e pesquisa em desenvolvimento. Sobre Comportamento e Cognição (em fase de Editoração). Santo André. Em: . : ESETec. 2010..

DOMENICONI, C. ; Zaine, I. ; Aggio, N. ; Benitez, P.. Populações da Terceira Idade e Equivalência de Estímulos: uma Revisão Bibliográfica. Em: Hübner, M. M. C., Garcia, M. R., Abreu, P. R., de Cillo, E. N. P., Faleiros, P. B. (Eds.). (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André - SP. : ESETec - Editores Associados.. 2010.v. 26, p. 299-308.

GIACHETI, C. M.. Fonoaudiologia e Genética:estudos contemporâneos-capítulo 7. Em: Fernandes, Fernanda Dreux; Mendes, Beatriz Castro; Navas, Ana Luiza. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 1a.ed.São Paulo. : Roca. 2010.v. 1, p. 52-62.

GIACHETI, C. M. ; FERRARI, C. ; GUIDA, Heraldo Lorena. ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Em: Juliana Marcolino; Ana Paula Zaboroski; Jáima Pinheiro de Oliveira. (Org.). Perspectivas Atuais em Fonoaudiologia:refletindo sobre ações na comunidade. 1ed.São José dos Campos. : Pulso Editorial. 2010.v. 1, .

HÜBNER, M. M. C. ; ROCHA, G. M. ; ZOTTO, L. L. S.. Mentira. Em: Paula Inez Cunha Gomide. (Org.). Comportamento Moral - uma proposta para o desenvolvimento das virtudes. 1ed.Curitiba - PR. : Juruá. 2010.v. 1, p. 99-114.

Magalhães, C. M. C. ; Galvão, O. F.. Pré-Requisitos do Comportamento Matemático: Análise Experimental do Comportamento de Contar. Em: CARMO, J. S.; PRADO, P. S. T.. (Org.). Relações simbólicas e aprendizagem da matemática. 1ed.Santo André. : ESETec - Editores Associados. 2010.v. 1, p. 95-158.

MORETTIN, Marina ; MELO, Tatiana Mendes de ; BEVILACQUA, M.C.. A avaliação dos serviços de saude auditiva: o uso de indicadores de qualidade. Em: Maria Cecilia Bevilacqua; Maria Angelina Nardi Souza Martinez; Sheila Andreoli Balen; Altair Cadrobbi Pupo; Ana Claudia Mirandola Barbosa Reis; Silvana Frota. (Org.). Sáude Auditiva no Brasil: Politica Serviços e Sistemas. 1ed.São José dos Campos-SP. : Pulso Editorial. 2010.v. 1, p. 119-134.

OLIVEIRA, T. P. ; GOLFETO, R. M. ; de Souza, Deisy G ; Battaglini, M. P. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; BEVILACQUA, Maria Cecília. Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. Sobre Comportamento e Cognição (Em fase de Editoração). Santo André. Em: . : ESETec. 2010..

Souza, D. G ; GOLFETO, R. M. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; BATTAGLINI, M. P. ; BEVILACQUA, M. C. ; OLIVEIRA, T. P.. Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. Sobre Comportamento e Cognição. Santo André. Em: . : ESETEc. 2010.v. 25, p. 259-270.

SOUZA, D. H.. A percepção da fala. Em: Zena Eisenberg; Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. (Org.). Psicologia da Linguagem: da construção da fala às primeiras narrativas. 1ed.São Paulo. : Vetor. 2010.v. 2, p. 15-34.

SOUZA, D. H.. O desenvolvimento da linguagem em crianças bilíngues. Em: Marisa Cosenza Rodrigues; Tania Mara Sperb. (Org.). Contextos de desenvolvimento da linguagem. 1ed.São Paulo. : Vetor. 2010.p. 33-54.

SOUZA, D. H. ; Eisenberg, Z.. Desenvolvimento lexical: aprendendo palavras abstratas. Em: Zena Eisenberg; Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. (Org.). Psicologia da Linguagem: da construção da fala às primeiras narrativas. 1ed.São Paulo. : Vetor. 2010.v. 2, p. 109-130.

Takahaji, M. ; Zaine, I. ; DOMENICONI, C.. Ensino de relações condicionais novas a idosos com Doença de Alzheimer. Em: Hübner, M. M. C., Garcia, M. R., Abreu, P. R., de Cillo, E. N. P., Faleiros, P. B. (Eds.). (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. ESETec - Editores Associados. : Santo André, SP. 2010.v. 26, p. 321-325.

 

2009

ALMEIDA, C. G. M. ; Battaglini, M. P. ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Comportamento verbalmente controlado: algumas questões de investigação do controle por estímulos textuais e pela palavra ditada. Em: Tânia Gracy Martins do Valle. (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2009.v. 1, p. 9-32.

ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; RODRIGUES, Olga Maria Piazentim Rolim. Avaliação e Planejamento Educacional. Em: V. L. M. F. Capellini; O. M. P. Ro. Rodrigeus. (Org.). Formação de Professores: práticas em educação inclusiva. Bauru. : MEC, SEE, Unesp. 2009.v. 3, p. 9-80.

BEVILACQUA, M.C. ; COSTA FILHO, Orozimbo Alves ; NASCIMENTO, Leandra Tabanez Do ; VENTURA, Luzia Maria Pozzobom ; Resegue-Coppi, M.M.. Implante coclear: da seleção à reabilitação. Em: Giedre Berretin-Felix; Kátia de Freitas Alvarenga; Magali de Lourdes Caldana; Nicolle Carvalho Sant'Ana; Maria Jaquelini Dias dos Santos, Pricila Reis Jokura Santos. (Org.). (Re)Habilitação Fonoaudiológica: Avaliação da Eficácia. 1ed.São José dos Campos-SP. : Pulso Editorial. 2009.v. 1, p. 212-227.

BEVILACQUA, M.C. ; Costa, O.A. ; Martinho-Carvalho, A.C. ; MORET, Adriane Lima Mortari. Implante Coclear. Em: Fernanda Dreux Miranda Fernandes; Beatriz Castro Andrade Mendes; Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia - 2ª Edição. 2ed.São Paulo-SP. : Editora Roca Ltda. 2009.v. 2, p. 220-231.

CABRAL, Cibele Zanirato ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M. ; CARRARA, Kester ; SILVA, Alessandra Turini Bolsoni. Descrição de análise de contingências na proposta de Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre comportamento e Cognição: desafios, soluções e questionamentos. Santo André. : ESETec. 2009.v. 23, p. 97-110.

CAMELO, Mislene Lima ; SOUZA, C. B. A.. Leitura dialógica, consciência fonológica e o desenvolvimento de repertórios verbais. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. : ESETec. 2009.v. 24, p. 159-168.

CAMELO, Mislene Lima ; SOUZA, C. B. A.. Equivalência de estímulos e leitura: Uma revisão de procedimentos e resultados de estudos realizados no Brasil. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. : ESETec. 2009.v. 24, p. 169-182.

CARMO, J. S. ; CUNHA, L. O. ; COSTA, E.. Adolescências, adolescentes, indivíduos que se comportam: uma leitura a partir de pressupostos analítico-comportamentais. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: desafios, soluções e questionamentos. 1ed.Santo André. : ESETec. 2009.v. 23, p. 480-487.

CARMO, J. S. ; FIGUEIREDO, R. M. É.. Ansiedade à matemática em alunos do ensino fundamental: achados recentes e implicações educacionais. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: desafios, soluções e questionamentos. 1ed.Santo André. : ESETec. 2009.v. 23, p. 488-495.

CARRARA, Kester ; SILVA, Alessandra Turini Bolsoni ; ALMEIDA-VERDU, A. C. M.. Metacontingências, TSH e estratégias de inclusão:dimensão e instrumentos compa´tíveis com o tema transversal da ética?. Sobre Comportamnento e Cognição (em editoração). Santo André. Em: . : ESETec Associados. 2009..

COSTA FILHO, Orozimbo Alves ; BEVILACQUA, M.C. ; Martinho-Carvalho, A.C.. (Re)Habilitação Auditiva por Implante Coclear. Em: Antonio Carlos Lopes. (Org.). Tratado de Clínica Médica. 1ed.São Paulo-SP. : Roca. 2009.v. III, p. 5135-5136.

DE SOUZA, D. G. ; HANNA, E. S. ; DE ROSE, J. C. C. ; DE MELO, R. M. ; QUINTEIRO, R. S.. Ensino de leitura e escrita a escolares de risco: ensino de cópia e desempenho em ditado. Em: E.G. Mendes, M.A. Almeida, L.C.A. Williams 9788576000259. (Org.). Temas em educação especial: Avanços recentes. 2a.ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2009.v. 355, p. 263-269.

HÜBNER, M. M. C. ; Amato, A ; COELHO, R. F. S. ; Shima, L.O. Persuasão e comportamento verbal. Em: Associação Brasileria de Psicoterapia e Medicina Comportamental. (Org.). Coleção comportamento e cognição. 22ed.Santo André. 2009.v. 22, p. 23-35.

Marques, L. B. ; Galvão, O. F. ; Kato, O. M. ; Costa, T. D.. Informatização do sistema de ensino individualizado (PSI): uma análise metodológica. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre comportamento e cognição: desafios, soluções e questionamenos. 1ed.Santo André. : ESETec Editores Associados. 2009.v. 24, p. 65-77.

OLIVEIRA, T. P. ; SOUSA, N M. Algumas considerações sobre o conceito de Behavioral Cusps e a visão comportamental do Desenvolvimento Infantil. Em: André Luiz Freitas Dias; Anna Christina Porto Maia Passarelli; Fernanda LIma e Melo; Marcela Almeida Sousa de Morais. (Org.). Ciência do Comportamento: conhecer e avançar. 1ed.Santo André. : ESETec. 2009.v. 7, p. 115-124.

OLIVEIRA, Thais Porlan de ; SOUSA, Naiara Minto de ; GIL, M. S. C. A.. "Behavioral Cusps" - uma visão comportamental do desenvolvimento. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição - desafios, soluções e questionamento. 1ed.Santo André. : EseTec. 2009.v. 24, p. 387-396.

POSTALLI, L. M. M. ; de SOUZA, D. G.. Análises de generalização e possibilidades de geração de comportamentos novos. Em: Regina C. Wielenska. (Org.). Sobre comportamento e cognição: Desafios, soluções e questionamentos. Santo André, SP. : ESETec. 2009.v. 24, p. 78-95.

SILVEIRA, L. C. L.. Bases da fisiologia sensorial. Em: CURI, R.; DE ARAÚJO FILHO, J. P.. (Org.). Fisiologia Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Guanabara Koogan. 2009.p. 182-205.

SOUZA, A. C. ; HORA, C. L. ; MATHIS, M. E. ; DEBERT, P.. Controle de Estímulos na Crônica 'O Verdadeiro José' de Luis Fernando Veríssmo. Em: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre comportamento e cognição. 1ed.Santo Andre. : Esetec. 2009.v. 23, p. 193-197.

SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.

Veltrone, A. A. ; MENDES, Enicéia Gonçalves ; OLIVEIRA, Glaucimara Pires de ; GIL, M. S. C. A.. A Educação Especial no Brasil - Perspectivas atuais na concepçãso e definição da deficiência mental. Em: Maria Piedade Resende da Costa. (Org.). Educação Especial - aspectos conceituais e emergentes. São Carlos. : EdUFSCar. 2009.p. 11-27.