Sobre o INCT ECCE

Missão

Déficits de funcionamento simbólico como alterações funcionais de comunicação, atraso no desenvolvimento da linguagem, fracasso em alcançar competências básicas em leitura e matemática, dentre outras, representam um desafio substancial para os indivíduos afetados, para suas famílias e para suas comunidades. Podem resultar de distúrbios neurológicos, de ambientes empobrecidos e/ou de suas interações entre si e com outras variáveis.

Qualquer que seja a etiologia, sua prevenção ou remediação precisa estar fundamentada em pesquisa científica de qualidade que possibilite a criação de intervenções eficazes.

Coerente com essa proposta, o INCT-ECCE é uma rede que integra pesquisa básica, translacional e aplicada em um programa multi-institucional coesa e altamente produtiva, que focaliza vários aspectos do funcionamento simbólico. Sua missão principal é produzir conhecimento confiável e válido para desenvolver tecnologia comportamental de ensino, que possa ser aplicada na prevenção e correção de déficits funcionais no comportamento simbólico, especialmente de crianças.