Notícias

Ver mais

Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, convida a todos para o Dia “V”, em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação. Confira a programação e veja como fazer parte!

 
 

Programação:

Manhã: Atividades setoriais/locais associadas ao tema VIDA (webinars, etc.)

12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (Manif.app)

13h-15h: Painel online de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos da Declaração “Marcha pela Vida”;

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha;

18h-19h: Programação cultural

 

Para maiores informações, acesse http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/participe-da-marcha-virtual-pela-vida-no-dia-9-de-junho/

 

 

 

Ver mais

O APRENDE (UFPA) acaba de divulgar uma série de vídeos para auxiliar as famílias de crianças com necessidades especiais, que recebem intervenção comportamental, a manterem as atividades com seus filhos durante a pandemia da Covid-19. 

O APRENDE, Projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento é uma iniciativa do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da UFPA e é parte integrante do INCT-ECCE. O projeto recebe também apoio da ONG Amora e atua em parceria com o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS).

Para maiores informações, acessem a matéria divulgada no site da UFPA: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/11499-projeto-da-ufpa-produz-videos-para-auxiliar-familias-de-criancas-com-necessidades-especiais

Link para os videos da série Ciência do Comportamento para Sua Vida: https://www.youtube.com/playlist?list=PLvOr59OlQMhCqWCdjfRZLbKizOztM0H0w

Link para o APRENDE: http://www.aprende.ufpa.br/

Canal do youtube do APRENDE: https://www.youtube.com/channel/UCas7tuDCNiDBrbVjTZhYFSw/about

     

Ver mais

Entre os dias 23 e 25 de maio de 2020, diversos pesquisadores do INCT-ECCE irão participar 46th ABAI Annual Convention, que este ano seria na cidade de Washington, nos Estados Unidos, mas que, devido à pandemia de COVID-19, será realizada à distância, via plataforma digital. Confira abaixo uma lista de apresentações que serão realizadas pelos membros do INCT-ECCE ao longo dos três dias de evento. Clicando sobre os horários das sessões é possível acessar mais detalhes.

 

23 de maio - SÁBADO

Sessão de Pôsteres #67 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(28) Instructional Control Derived from Equivalence Between English Spoken Sentences and Videotaped Actions in Brazilian-Portuguese Speaking Children

PAULA CUEVAS LÓPEZ (Universidad de Guadalajara, CEIC), Deisy De Souza (Universidade Federal de São Carlos), Lidia Maria Marson Postalli (Universidade Federal de São Carlos), Gerardo A Ortiz Rueda Rueda (Universidad de Guadalajara-Mexico) 

(39) Overtraining Effects on Responding Speed in Formation and Reorganization of Equivalence Classes

GIOVAN WILLIAN RIBEIRO (Universidade Federal de São Carlos), Deisy De Souza (Universidade Federal de São Carlos) 

Sessão de Pôsteres #75 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(103) Proposal of Curriculum Module to Extend Tacts Using Sentences in Children With Cochlear Implants

ANDERSON NEVES (Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brazil), Deisy De Souza (Universidade Federal de São Carlos), Ana Cláudia Moreira Moreira Almeida Verdu (Universidade Estadual Paulista – UNESP), Leandra Silva (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Bauru, SP, Brazil), Adriane Moret (Universidade de São Bauru, Bauru, SP, Brazil)

(105) The Effects of Multiple Exemplar Instruction on Variability, Speech Accuracy, and Emergence

DANIELLE LAFRANCE (H.O.P.E. Consulting, LLC; Endicott College - Institute for Behavioral Studies), Thais de Souza Mascotti (São Paulo State University, Brazil), Leandra Silva (University of São Paulo, Brazil), Ana Claudia Moreira Moreira Almeida Verdu (São Paulo State University, Brazil and National Institute of Science and Technology on Behavior, Cognition and Teaching)

(108) The Effects of Echoic Response Requirement During Auditory Visual Discrimination Training on the Emergence of Tacts in Children Diagnosed With Autism

ANNE CAROLINE COSTA CARNEIRO (Universidade Federal de São Carlos), Mariéle Cortez (Universidade Federal de São Carlos), Daniela S. Canovas (Grupo Método - Intervenção Comportamental), Caio F. Miguel (California State University, Sacramento)

Expo Poster #139 - 8:00 PM - 10:00 PM EDT

(115) New ABAI VCS in Culturo-Behavior Science Offered at Six Institutions Worldwide

JENNA MRLJAK (Association for Behavior Analysis International), Marcelo Frota Lobato Benvenuti (University of São Paulo), Aecio De Borba Vasconcelos Neto (Universidade Federal do Para), Traci M. Cihon (University of North Texas), Ramona Houmanfar (University of Nevada, Reno), Ingunn Sandaker (Oslo Metropolitan University/ OsloMet), Laércia Abreu Vasconcelos (Universidade de Brasília)

 

24 de maio - DOMINGO

Simpósio #157 - 8:00 AM - 9:50 AM EDT

Stimulus Classes, Transfer of Function, and Verbal Behavior

Chair: Robbie Hanson (Endicott College)

Discussant: Erik Arntzen (Oslo Metropolitan University)

Transfer of Avoidance in Equivalence Classes Using Loss of Points as Aversive Stimulus

Lucas Gandarela (Universidade de Sao Paulo, Brazil), Leandro Boldrin (Universidade de Sao Paulo), PAULA DEBERT (Universidade de Sao Paulo) 

Sessão de Pôsteres #219 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(9) The Implicit Relational Assessment Procedure as a Measure of Hopelessness in Elderly: An Exploratory Study

RENATO BORTOLOTI (Universidade Federal de Minas Gerais), Mauro Rezende (Universidade Federal de Minas Gerais), Diana Ferroni Bast (NUIG), Edson Huziwara (Universidade de Federal de Minas Gerais)

(19) Sustainable Use of Common Resources in a Digital Game for Children

Marlon Alexandre de Oliveira (Universidade de São Carlos), JULIO C. DE ROSE (Universidade Federal de São Carlos)

Sessão de Pôsteres #222 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(58) Investigating Gender Biases Towards Careers Among STEM and Humanities Students

Murilo Cesar Moreira (Universidade Federal de São Carlos), João Henrique de Almeida (Universidade Estadual de Londrina), JULIO C. DE ROSE (Universidade Federal de São Carlos)

Evento Especial #229 - 2:30 PM - 3:50 PM EDT

International Task Force on Education in Behavior Science and Application

Chair: Peter R. Killeen (Arizona State University)

ILANA GERSCHLOWITZ (Star Academy)

AGUSTIN DANIEL GOMEZ FUENTES (Universidad Veracruzana)

GLADYS WILLIAMS (Centro CIEL; LearnMore, Inc.)

MARTHA HUBNER (University of São Paulo)

JENNA MRLJAK (Association for Behavior Analysis International)

Simpósio #243 - 3:00 PM - 4:50 PM EDT

Theoretical and Experimental Aspects of Emergent Stimulus Relations

Chair: Live Fay Braaten (Oslo Metropolitan University)

Discussant: Kenneth F. Reeve (Caldwell University) 

Punishment of Incorrect Recognitions Increased Equivalence-Based False Memories

Natalia Maria Aggio (Federal University of Sao Carlos, Brazil), Gustavo Kruger (University of Sao Carlos), Winny Nunes (University of Sao Carlos), JULIO C. DE ROSE (Universidade Federal de Sao Carlos) 

Simpósio #256 - 4:00 PM - 5:50 PM EDT

Advances in Increasing Verbal Behavior Across Children With and Without Developmental Disabilities

Chair: Natalia Baires (Southern Illinois University)

Discussant: Ruth Rehfeldt (Southern Illinois University) 

Can a Word-Picture Pairing With Orientation Response Generate Emergent Reading?

GIOVAN WILLIAN RIBEIRO (Universidade Federal de São Carlos), Letícia Regina Fava Menzori (Universidade Federal de São Carlos), Hindira Naomi Kawasaki (Universidade Federal de São Carlos), Deisy De Souza (Universidade Federal de São Carlos), Julio C. De Rose (Universidade Federal de São Carlos), Micah Amd (National University of Ireland Maynooth)

Painel #447 - 5:00 PM - 5:50 PM EDT

Complex Invariance: Translation, Paraphrase, and the Precision of Technical Language

Chair: Christina M. Peters (University of Nevada, Reno)

PHILIP N. HINELINE (Temple University - Emeritus)

MARTHA COSTA HÜBNER (University of São Paulo)

PER HOLTH (OsloMet -- Oslo Metropolitan University) 

25 de maio - SEGUNDA-FEIRA

Sessão de Pôsteres #385 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(7) The Effects of Group Contingencies on Math Performance of Elementary School Children

Nayara Gois (Universidade Federal de São Carlos), LUCAS DE CARVALHO (Universidade Federal de São Carlos), João S. Carmo (Universidade Federal de São Carlos)

Sessão de Pôsteres #386 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(42) A Programmed Instruction on Rhythm Transcription

ANTONIO CARLOS LEME JR (Universidade Federal de São Carlos), Julio C. De Rose (Universidade Federal de Sao Carlos), Letícia Regina Fava (Universidade Federal de São Carlos), Paulo Ferreira (Universidade Federal da Grande Dourados)

Sessão de Pôsteres #392 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(86) Assessment of Reading and Writing Skills Based on Stimulus Equivalence Paradigm

JULIA ZANETTI ROCCA (Universidade Federal de Mato Grosso), Victor Hugo de Souza (Universidade Federal de Mato Grosso), Deisy De Souza (Universidade Federal de São Carlos), Ricardo Campos Junior (Universidade Federal de São Carlos), Elenice Seixas Hanna (Universidade de Brasilia), Julio C. De Rose (Universidade Federal de Sao Carlos), Raquel Melo Golfeto (Universidade Federal de São Carlos)

Sessão de Pôsteres #394 - 1:00 PM - 3:00 PM EDT

(119) ABAcadabra: An App to Teach Conditional Discrimination to Individuals With Autism

LUIZA GUIMARÃES (Universidade Federal de São Carlos), João S. Carmo (Universidade Federal de São Carlos)

Simpósio #412 - 3:00 PM - 4:50 PM EDT

It Takes Two to Tango: Analyses of Social Behavior

Chair: Brian R. Katz (West Virginia University)

Discussant: Rogelio Escobar (National Autonomous University of Mexico) 

Coordinated Responding in Pairs of Rats Under Individual and Simultaneous Reinforcement Schedules

LUCAS COUTO DE CARVALHO (Universidade Federal de São Carlos), Deisy De Souza (Universidade Federal de São Carlos), João Claudio Todorov (Universidade de Brasília), Leticia Santos (Universidade Federal de São Carlos), Alceu Regaço (Universidade Federal de São Carlos)

Ver mais

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), por meio de sua Diretoria de Pesquisa, convida a todos para assistirem à série "Ciência do Comportamento para a sua Vida", com vídeos onde membros do INCT-ECCE discutem questões de comportamento, cognição e ensino durante o confinamento. 

Profa. Dra. Martha Hübner (IP/USP) fala sobre as razões comportamentais para o relaxamento das medidas de proteção contra o corona vírus.

 


 

Profa. Dra. Júlia Rocca (UFMT) fala sobre a rotina de estudo durante o período da pandemia.


 

Flávia De Vitte (LEAAC) fornece dicas de brincadeiras/atividades lúdicas durante a pandemia


 

Profa. Dra. Júlia Rocca (UFMT) fala sobre leitura e escrita durante o período da pandemia


Pesquisadores do APRENDE divulgam vídeos educativos para pais

 

 


Profa. Dra. Paula Debert (IP/ USP) e orientandos fornecem dicas sobre como realizar coleta de dados remotamente durante a pandemia de COVID-19