Resultados preliminares de um estudo investigando fatores que influenciam a aderência a comportamentos preventivos recomendados durante a pandemia COVID-19 estão disponíveis como "pre-print": https://psyarxiv.com/p4a76/. O trabalho está sendo coordenado pelo pós-doutorando do INCT-ECCE Júlio Camargo e o seu orientador, Prof. Júlio de Rose (UFSCar) e conta com a participação de dois pós-graduandos do PPGPsi/UFSCar, DenisePassareli e Marlon de Oliveira.
Colin Harte, Dermot Barnes‐Holmes , Murilo Moreira, Joao H. de Almeida, Denise Passarelli, Julio C. de Rose
19 de outubro de 2020
Adotando o referencial teórico prático o campo das HABILIDADES SOCIAIS E COMPETÊNCIA SOCIAL, a Dra. Zilda Del Prette, do INCT-ECCE, fará o lançamento de um programa online de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, com 120 horas. O objetivo do programa é promover conhecimentos, habilidades e estratégias para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, integrado à aprendizagem acadêmica e gerar produtos tecnológicos para a replicação ampla do programa no sistema escolar.
O vídeo de lançamento e apresentação do programa será divulgado no dia 29 de outrubro de 2020, no YouTube, podendo ser acessado no seguinte endereço: https://youtu.be/A0uoVk-4ssw
O programa encontra-se hospedado no Portal dos Professores da UFSCar em versões para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio com amplo material multimídia. Contato e maiores informações com os coordenadores do Grupo de Pesquisa RELAÇÕES INTERPESSOAIS E HABILIDADES SOCIAIS (http://www.rihs.ufscar.br/contato/) ou diretamente com a coordenadora deste projeto(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Nesta 6a feira, dia 18/12, às 19:30h, as pesquisadoras do INCT-ECCE Ana Verdu, Raquel Golfeto e Lídia Postalli realizaram uma live para a Associação de Alunos, Ex-alunos, Familiares e Amigos da Escola EPHETA.
Os temas foram:
1. Como aprendemos a ouvir e a falar;
2. Leitura e Escrita;
3. A leitura como caminho para a integração entre o ouviro e o falar;
4. Ensino com o programa ALEPP (Aprendendo a ler e escrever em pequenos passos);
5. Efeitos do Ensino com ALEPP em alunos usuários de implante coclear e AASI.
O link para a live é https://www.youtube.com/user/cmirandaaa
Para maiores informações, acessem a página da AAEE no facebook: https://fb.watch/2y2dcuNxO_/
Como resultado do trabalho realizado, as 3 pesquisadoras produziram um portfólio com a síntese dos resultados de pesquisas sobre o ensino de leitura e escrita empregando o Curriculo ALEPP e seus efeitos sobre a leitura com compreensão, leitura oral e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva, apresentados na live “Deficiência Auditiva e Ensino de Leitura e Escrita".
06 de outubro de 2020
O pós-doutorando Julio Camargo, do INCT-ECCE, concedeu entrevista ao Jornal da Tarde da TV Cultura, na qual foram discutidos os impactos da pandemia sobre a saúde mental da população. Camargo também teve a oportunidade de divulgar uma pesquisa que está coordenando junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, em que aborda os fatores comportamentais que podem estar relacionados às experiências vivenciadas durante a pandemia de COVID-19.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, a partir dos 32 minutos e 8 segundos do vídeo abaixo: