Notícias

Ver mais

27 de outubro de 2020

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), com sede na Universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e constituído por pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa em todo o país, vem a público manifestar sua preocupação com diversos episódios de interferência na autonomia das universidades federais no Brasil e, em particular, no processo democrático de escolha de seus dirigentes.

No presente momento, a UFSCar corre um sério risco de ter a nomeação para reitor (2020-2024) comprometida. A UFSCar implementou uma consulta à comunidade universitária em agosto de 2020. A Chapa 2  foi eleita com 66.7% dos votos do conjunto de docentes, técnicos e administrativos e estudantes. Como previsto nos procedimentos eleitorais, o CONSUNI da UFSCar instituiu o Colégio Eleitoral, atendendo à legislação federal em vigor, que votou a composição da lista tríplice, correspondendo ao resultado da consulta eleitoral. O rito de envio da documentação ao Ministério da Educação foi concluído dentro do calendário previsto (03 de setembro). No entanto, por uma decisão judicial, no último dia 23 de outubro, a lista tríplice foi suspensa. Como o prazo para a nomeação do reitor é dia 08 de novembro, a indicação dos candidatos escolhidos pela comunidade interna da UFSCar encontra-se seriamente ameaçada.

Manifestamos nosso apoio à UFSCar e a todo o sistema federal de ensino superior, apelando para que a democracia prevaleça e que as nomeações de dirigentes sejam feitas seguindo a ordem das listas tríplice, regularmente elaboradas em conformidade com a lei, com a indicação do nome escolhido pela comunidade em cada instituição.

Ver mais

12 de outubro de 2020

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), com sede na Universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e constituído por pesquisadores de instituições de pesquisa em todo o país,  vem a público manifestar sua preocupação com diversos episódios de interferência na autonomia das universidades federais no Brasil e, em particular, no processo democrático de escolhas de seus dirigentes.

Temos acompanhado o caso mais recente que é a situação criada pela não nomeação do Reitor da UFPA, para o quadriênio (2020-2024) no prazo legal, ainda dentro do mandato do Reitor do quadriênio 2016- 2020. A UFPA implementou uma consulta à comunidade universitária e, em seguida promoveu, no âmbito do CONSUN, a elaboração da lista tríplice. O rito de envio da documentação ao Ministério da Educação foi concluído dentro do calendário previsto (final de julho). Esgotado o prazo de indicação do novo Reitor, e até a presente data, a nomeação, dever e prerrogativa da Presidência da República, não foi realizada, colocando em risco a estabilidade da organização.

Manifestamos nosso apoio à UFPA e a todo o sistema federal de ensino superior, apelando para que a democracia prevaleça e que as nomeações de dirigentes sejam feitas a partir das listas tríplices regularmente elaboradas em conformidade com a lei, com a indicação do nome escolhido pela comunidade em cada instituição.

Ver mais

19 de outubro de 2020

Adotando o referencial teórico prático o campo das HABILIDADES SOCIAIS E COMPETÊNCIA SOCIAL, a Dra. Zilda Del Prette, do INCT-ECCE, fará o lançamento de um programa online de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, com 120 horas. O objetivo do programa é promover conhecimentos, habilidades e estratégias para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, integrado à aprendizagem acadêmica e gerar produtos tecnológicos para a replicação ampla do programa no sistema escolar.

O vídeo de lançamento e apresentação do programa será divulgado no dia 29 de outrubro de 2020, no YouTube, podendo ser acessado no seguinte endereço: https://youtu.be/A0uoVk-4ssw

O programa encontra-se hospedado no Portal dos Professores da UFSCar em versões para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio com amplo material multimídia. Contato e maiores informações com os coordenadores do Grupo de Pesquisa RELAÇÕES INTERPESSOAIS E HABILIDADES SOCIAIS (http://www.rihs.ufscar.br/contato/) ou diretamente com a coordenadora deste projeto(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Ver mais

06 de outubro de 2020

O pós-doutorando Julio Camargo, do INCT-ECCE, concedeu entrevista ao Jornal da Tarde da TV Cultura, na qual foram discutidos os impactos da pandemia sobre a saúde mental da população. Camargo também teve a oportunidade de divulgar uma pesquisa que está coordenando junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, em que aborda os fatores comportamentais que podem estar relacionados às experiências vivenciadas durante a pandemia de COVID-19.

A entrevista pode ser conferida na íntegra, a partir dos 32 minutos e 8 segundos do vídeo abaixo:

https://youtu.be/0arOfMjIfwM