Notícias

Ver mais

A SBPC e a UFJF convidam todo o público a compartilhar sua participação no evento e mostrar nas redes sociais sua relação com a Ciência, utilizando as hashtags #SBPC2021 #SBPCnaUFJF e #TodasAsCiênciasSãoHumanas


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), convida os participantes da 73ª Reunião Anual da SBPC e todos os interessados no incrível universo científico a participar da campanha "Eu Faço Ciência" pelas redes sociais. Com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, a RA acontece durante esta semana, até o dia 24 de julho, de forma virtual.

Para participar é fácil: utilize a hashtag #EuFaçoCiência e uma das oficiais do evento, #SBPC2021 #SBPCnaUFJF e #TodasAsCiênciasSãoHumanas, e compartilhe sua participação nas atividades da programação científica, Sessão de Pôsteres, SBPC Jovem e Família e SBPC Cultural. Outra forma de participação é compartilhar sua vivência com a ciência, sua pesquisa ou projeto, ou como surgiu seu interesse pelo conhecimento científico. A ideia da campanha é dar visibilidade aos cientistas e amigos da ciência e mostrar como a ciência está presente no dia a dia de todos nós.

A semana em que acontece a Reunião Anual tem uma programação intensa, com painéis, mesas redondas, conferências, sessão de vídeo-pôsteres, apresentações culturais na SBPC Cultural, premiações e muitas atividades científicas interativas na SBPC Jovem e Família.

A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Jovem e Família e SBPC Cultural. No total, serão realizadas, ao longo da semana, 32 conferências, 52 mesas-redondas, 22 painéis, 04 sessões especiais e 03 oficinas de bate papo e atrações diárias com música, teatro, dança e diversões científicas. Além disso, serão oferecidos 34 WEBMinicursos em diversas áreas do conhecimento.

Na Sessão de Pôsteres são 247 trabalhos programados, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento. As apresentações trazem resultados de pesquisas científicas ou descrição de atividades ligadas a ensino-aprendizagem, sendo 82 trabalhos encaminhados por estudantes (ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação), professores (ensino básico, profissionalizante ou superior), pesquisadores e profissionais, e 165, selecionados por 24 instituições participantes, para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).

A apresentação dos trabalhos está disponível em PDF na página do evento e também são apresentados no formato de vídeo-pôster no canal da SBPC no YouTube. O campo de “comentários” do canal poderá ser utilizado para o envio de perguntas aos autores, que, por sua vez, poderão responder no mesmo local.

A SBPC Jovem e Família conta com atividades multidisciplinares que envolvem todas as áreas do conhecimento. As atividades, totalmente virtuais e abertas a todos, se estendem até o próximo sábado, dia 24. A água no planeta, a vida no futuro, algoritmo ou desafios de lógica são alguns dos tópicos que serão abordados nos encontros virtuais.

Entre as atrações da SBPC Jovem e Família está a II Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da UFJF – Edição de Inverno, que será realizada de hoje a 23 de julho de 2021 no formato online. Mais informações aqui.

Todos os dias, a partir das 21h30, o público pode assistir a apresentações musicais e de teatro e ópera da SBPC Cultural, que tem como objetivo divulgar expressões e valores artísticos, locais e regionais. Além disso, a SBPC Cultural vai oferecer oficinas culturais como contribuição especial para os debates científicos. Serão oito oficinas virtuais de temas diversos, promovidas pelos órgãos executores da Pró-reitoria de Cultura da UFJF e destinadas a estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, abrangendo informação e conhecimento especializado nos campos da memória social, diversidade cultural, atividade museal, preservação histórica e patrimonial e produção cultural em espaços públicos.

Veja toda a programação no site oficial do evento.

SBPC

Ver mais

Prof. Gerson Tomanari escreve sobre como mudanças comportamentais podem reduzir sofrimento durante a pandemia

Veja a matéria completa no jornal da USP: https://jornal.usp.br/artigos/estamos-todos-exaustos-alguns-mais-exaustos-que-outros/

 

Ver mais

Intervention & Prevention of Neurodegenerative Disease: Building Resilience  

June 15; 23-25, 2021

 
Ver mais

PROBABILITY DISCOUNTING AND ADHERENCE TO PREVENTIVE BEHAVIORS DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Julio Camargo, Denise A. Passarelli, Marlon A. de Oliveira, and Julio C. de Rose
Universidade Federal de São Carlos, Brazil

                                            

Resultados preliminares de um estudo investigando fatores que influenciam a aderência a comportamentos preventivos recomendados durante a pandemia COVID-19 estão disponíveis como "pre-print": https://psyarxiv.com/p4a76/. O trabalho está sendo coordenado pelo pós-doutorando do INCT-ECCE Júlio Camargo e o seu orientador, Prof. Júlio de Rose (UFSCar) e conta com a participação de dois pós-graduandos do PPGPsi/UFSCar, DenisePassareli e Marlon de Oliveira.


 

 

EXPLORING A TRAINING IRAP AS A SINGLE PARTICIPANT CONTEXT FOR ANALYZING REVERSED DERIVED RELATIONS AND PERSISTENT RULEFOLLOWING

Colin Harte,  Dermot Barnes‐Holmes , Murilo Moreira,  Joao H. de Almeida, Denise Passarelli,  Julio C. de Rose