Notícias

Ver mais

17 de setembro de 2020

 

A pesquisador do INCT-ECCE, professora Dra. Maria Martha Costa Hübner (USP-SP) concedeu entrevista ao vivo no programa GNews em Ponto, do canal de notícias GloboNews. A entrevista foi conduzida pelos jornalistas José Roberto Burnier e Julia Duailibi. Na entrevista, a Dra. Hübner falou sobre os fatores comportamentais que ajudam a explicar a baixa adesão da população às medidas de proteção contra o novo coronavírus e sobre o que fazer para que as pessoas passem a tomar os cuidados necessários nesse momento.

A íntegra da entrevista pode ser assistida no link abaixo:

http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/tratamento-agora-e-via-comportamental-diz-psicologa-sobre-covid-19/8859663/

Ver mais

Vencedores do Prêmio CBMM comentam suas experiências e discutem sobre o potencial inovador das pesquisas brasileiras 

Líder mundial no fornecimento de produtos e tecnologia do Nióbio, a CBMM realizará no próximo dia 5 de agosto, às 16h30, um webinar com o epidemiologista Cesar Gomes Victora; e o pesquisador de novas tecnologias, Fernando Galembeck, vencedores da segunda edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia.

O evento virtual “Ciência e Tecnologia: o potencial brasileiro” será mediado pela jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, Catia Luz, e tem o propósito de colocar a produção científica e tecnológica do país em evidência, além de representar uma oportunidade para conhecer mais profundamente o legado dos premiados.

Cesar Victora, vencedor na categoria Ciência, é um dos epidemiologistas mais renomados do Brasil. Já atuou como pesquisador e consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF. Já Fernando Galembeck, reconhecido na categoria Tecnologia, é doutor em química pela USP e pós-doutorado pelas Universidades do Colorado e da California (EUA). Publicou 280 trabalhos e depositou 36 patentes, sendo várias delas estendidas para mais de 20 países. Oito produtos baseados nessas patentes foram introduzidos no mercado.

Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia - Criado em 2019 com o objetivo de reconhecer o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, o Prêmio oferece dois prêmios de 500 mil reais para as categorias Ciência e Tecnologia. Para concorrer os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias. As duas edições da premiação (2019 e 2020) somaram mais de 360 inscrições vindas de todo o país.  

 

Webinar “Ciência e Tecnologia: o potencial brasileiro”

Quarta-feira, 5 de agosto de 2020, às 16h30

Como participar: Se inscreva em https://bit.ly/3gailWY

Ver mais

O INCT-ECCE acaba de publicar uma nova síntese dos resultados da aplicação do ALEPP referente ao ano de 2019, no âmbito do Termo de cooperação institucional celebrado entre o Instituto / Universidade Federal de São Carlos, a ENACTUS / Universidade Federal do ABC e a Secretaria Municipal de Educação de Santo André - SP.

 

Os interessados podem fazer o download da publicação em formato PDF, clicando no link abaixo.

Clique aqui para fazer o download do arquivo

Ver mais

Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, convida a todos para o Dia “V”, em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação. Confira a programação e veja como fazer parte!

 
 

Programação:

Manhã: Atividades setoriais/locais associadas ao tema VIDA (webinars, etc.)

12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (Manif.app)

13h-15h: Painel online de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos da Declaração “Marcha pela Vida”;

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha;

18h-19h: Programação cultural

 

Para maiores informações, acesse http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/participe-da-marcha-virtual-pela-vida-no-dia-9-de-junho/