Zilda e Almir Del Prette apresentam duas obras recentemente publicadas e produzidas no âmbito do INCT-ECCE. São produtos de pesquisa financiada pelo Edital Universal do CNPq, que envolvia um curso originalmente destinado a formação continuada de professores, no formato de Educação a Distância.

Os dois livros apresentam pontos em comum e diferenças que merecem ser destacadas. Dentre os pontos em comum, cabe mencionar:

  • Ambos se apoiam no referencial teórico pratico das habilidades sociais e competência social, no qual os autores vêm investindo ao longo das últimas décadas, com elaborações conceituais e pesquisas empíricas
  • Os dois apresentam um formato autoinstrucional, com um programa de ensino das habilidades sociais e demais componentes e requisitos da competência social (primeiro livro) e da competência social profissional de professores (segundo livro)
  • As condições de ensino incluem textos hipermídia, com esquemas, imagens, vídeos e músicas (acessados por links e QRCodes), onde foram inseridas atividades virtuais de análise, reflexão e prática, a maioria com feedback imediato e automatizado. Esses materiais foram hospedados em páginas de website especificamente construído para isso e que permitem o armazenamento das respostas do leitor às atividades (https://www.rihs.ufscar.br/hslivros/; e https://www.rihs.ufscar.br/hslivros-2/)
  • Tanto o conteúdo, como as atividades e modelo autoinstrucional foram testados experimentalmente, produzindo evidências de efetividade.

Em termos de diferenças, o primeiro livro é destinado a pessoas em geral que buscam melhorar a competência social e a qualidade de suas relações interpessoais cotidianas. O segundo livro é destinado à formação de professores, particularmente diante dos desafios da atual política educacional (BNCC) e da pós pandemia.

Os vídeos que se seguem apresentam as especificidades de cada um dos livros, os conteúdos abordados nos capítulos e exemplos das atividades que eles contem. 

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Aperfeiçoando minhas habilidades sociais e competência social. São Carlos: EdUFSCar.

https://youtu.be/wLrkcmfKhWk  

https://www.rihs.ufscar.br/hslivros-2/

 

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2022). Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do Professor. São Carlos: EdUFSCar.

https://youtu.be/U2WBM1Vf31A

https://www.rihs.ufscar.br/hslivros/

 

Informações adicionais:

 Matéria de lançamento pela Editora: https://www.ufscar.br/noticia?codigo=14567

Convite para a EdUFSCar no Ar (data a ser definida em breve): https://www.ufscar.br/noticia?codigo=14591