Notícias

Ver mais

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sede do INCT-ECCE, acaba de lançar três Editais PrInt Humanas da CAPES, para financiamento de pesquisas com o tema Educação e Processos Humanos para as Transformações Sociais.

São três modalidades distintas: Doutorado Sanduíche no ExteriorJovens Talentos e Pós-Doutorado.

Mais informaçoes sobre os Editais podem ser encontradas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar: http://www.propg.ufscar.br/pt-br/ufscar-print/calls/education-and-human-processes-for-social-transformations

Ver mais

É com muito orgulho que o INCT-ECCE informa que a doutoranda Táhcita Medrado Mizael (PPGPsi-UFSCar) foi convidada para fazer parte do Student Advisory Board do periódico Psychology of Women Quarterly. Trata-se do principal periódico internacional no campo dos Women's Studies, com fator de impacto acima de 2.9. O Student Advisory Board funciona com uma forma de treinamento para estudantes que futuramente poderão atuar como pareceristas e membros do Conselho Editorial: cada integrante do Student Advisory Board  é convidado a dar de 1 a 4 pareceres por ano, podendo ficar até dois anos na função. O Student Advisory Board aparece no site do periódico, junto com o Conselho Editorial, sendo uma posição de prestígio para os membros.

 

 

 

Ver mais

A pesquisadora Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu (UNESP-Bauru/INCT-ECCE) acaba de lançar o livro "Interfaces da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem" pela Editora CRV. Almeida-Verdu atuou como organizadora da obra e autora em um dos sete capítulos do livro.

Sinopse

Este trabalho se propôs a apresentar fenômenos da aprendizagem e do desenvolvimento humano enquanto processos ontogenéticos, isto é, adquiridos ao longo da história de vida de um organismo. Caracteriza-os como processos graduais, complexos e com mudanças adaptativas. Os capítulos apresentam uma diversidade de objetos de pesquisa que é peculiar das atividades de pesquisa concentradas em desenvolvimento e em aprendizagem.
O enfoque dado neste livro deve permitir que estudiosos de fenômenos e processos de desenvolvimento e aprendizagem estabeleçam algumas das conexões existentes entre maturação física e neurológica, decorrentes da evolução em um nível biológico, e aqueles que são resultados de processos cumulativos, a partir de repertórios mais simples, seja na história de vida do indivíduo ou como resultado de evolução em um nível social e cultural. Os capítulos apresentam contribuições da Psicologia em diferentes estágios desse continuum e se colocam como uma contribuição de aspectos conceituais, metodológicos, aplicados e tecnológicos para aqueles que estudam desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.
Esperamos que façam boa leitura e que dela desdobrem novas questões de investigação e possibilidades de aplicação.
 
O livro pode ser adquirido pelo site da editora, em formato impresso ou digital:
Ver mais

Ocorreu no último dia 20 de Setembro, na sede da FAPESP em São Paulo, o evento "Open Science / Open Data: Challenges and Best Practices in Scientific Data Management".

A Agência FAPESP fez a cobertura do evento e mais detalhes podem ser vistos no vídeo abaixo.