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De 20 a 30 de maio, acontece o primeiro ciclo da Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica, proposta contemplada no Edital EAE nº 14/2018, da Capes, e realizada pelos programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar; pelos programas de pós-graduação em Psiquiatria e em Saúde Mental, da USP; e pelos programas de pós-graduação em áreas correlacionadas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

O encontro terá a participação de Linda Liebenberg, professora da Dalhousie University, no Canadá, e referência mundial no campo de estudos e intervenção com adolescentes em situação de risco. Ao longo dos dias, a pesquisadora ministrará conferências e disciplinas sobre a temática. As atividades acontecem no Campus São Carlos da UFSCar e na Universo. A programação completa está disponível no site.

 

 

 

Podem se inscrever para as atividades da EAE alunos de graduação dos últimos anos, em especial, nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Neurociências do Desenvolvimento e Educação Especial, pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFSCar e de outras instituições e pesquisa. Pessoas interessadas devem se inscrever no site do evento.

Ao longo do ano, a EAE promoverá mais dois ciclos: em agosto, com a presença de Charles Nelson III, docente na Harvard Medical School, dos Estados Unidos, e referência mundial na Neurociência Cognitiva e do Desenvolvimento; e, no mês de outubro, com Ilina Singh, professora na University of Oxford, do Reino Unido, e cuja pesquisa é centrada nas dimensões éticas e sociais de inovações em Neurociência, Psiquiatria e áreas afins. Mais informações da EAE estão disponíveis no Portal da UFSCar.

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A pesquisadora Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu (UNESP-Bauru/INCT-ECCE) acaba de lançar o livro "Interfaces da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem" pela Editora CRV. Almeida-Verdu atuou como organizadora da obra e autora em um dos sete capítulos do livro.

Sinopse

Este trabalho se propôs a apresentar fenômenos da aprendizagem e do desenvolvimento humano enquanto processos ontogenéticos, isto é, adquiridos ao longo da história de vida de um organismo. Caracteriza-os como processos graduais, complexos e com mudanças adaptativas. Os capítulos apresentam uma diversidade de objetos de pesquisa que é peculiar das atividades de pesquisa concentradas em desenvolvimento e em aprendizagem.
O enfoque dado neste livro deve permitir que estudiosos de fenômenos e processos de desenvolvimento e aprendizagem estabeleçam algumas das conexões existentes entre maturação física e neurológica, decorrentes da evolução em um nível biológico, e aqueles que são resultados de processos cumulativos, a partir de repertórios mais simples, seja na história de vida do indivíduo ou como resultado de evolução em um nível social e cultural. Os capítulos apresentam contribuições da Psicologia em diferentes estágios desse continuum e se colocam como uma contribuição de aspectos conceituais, metodológicos, aplicados e tecnológicos para aqueles que estudam desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.
Esperamos que façam boa leitura e que dela desdobrem novas questões de investigação e possibilidades de aplicação.
 
O livro pode ser adquirido pelo site da editora, em formato impresso ou digital:
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A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sede do INCT-ECCE, acaba de lançar três Editais PrInt Humanas da CAPES, para financiamento de pesquisas com o tema Educação e Processos Humanos para as Transformações Sociais.

São três modalidades distintas: Doutorado Sanduíche no ExteriorJovens Talentos e Pós-Doutorado.

Mais informaçoes sobre os Editais podem ser encontradas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar: http://www.propg.ufscar.br/pt-br/ufscar-print/calls/education-and-human-processes-for-social-transformations

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É com muito orgulho que o INCT-ECCE informa que a doutoranda Táhcita Medrado Mizael (PPGPsi-UFSCar) foi convidada para fazer parte do Student Advisory Board do periódico Psychology of Women Quarterly. Trata-se do principal periódico internacional no campo dos Women's Studies, com fator de impacto acima de 2.9. O Student Advisory Board funciona com uma forma de treinamento para estudantes que futuramente poderão atuar como pareceristas e membros do Conselho Editorial: cada integrante do Student Advisory Board  é convidado a dar de 1 a 4 pareceres por ano, podendo ficar até dois anos na função. O Student Advisory Board aparece no site do periódico, junto com o Conselho Editorial, sendo uma posição de prestígio para os membros.